terça-feira, 24 de Janeiro de 2012 10:59h Flávia Brandão

Estudantes de Direito e Comunicação poderão se candidatar a estágio na Câmara

 O presidente Anderson Saleme confirmou que o edital do primeiro processo seletivo para estagiários da Câmara Municipal de Divinópolis terá seu edital divulgado essa semana. De acordo com o Secretário-Geral, Vander Lúcio, em levantamento feito, ontem (23), foi constatada a demanda de duas vagas de estágio sendo uma para o curso de Direito e outra para Comunicação Social.  O secretário afirma que a minuta já está praticamente fechada faltando apenas definir o período de inscrição com o presidente Anderson Saleme.

Segundo Anderson Saleme (PR) a minuta está sendo redigida levando em consideração algumas contribuições do vereador, Beto Machado (PSDB), que é autor da proposta do “Estágio Sem Padrinhos”, e alguns servidores do Legislativo. “O processo seletivo para estagiários é uma grande oportunidade para que os estudantes sejam selecionados de forma imparcial de forma que os mais preparados sejam contemplados. Os estudantes podem esperar transparência no processo e oportunidade para trabalhar em uma Casa de Lei, que é referência para todo o estado de Minas Gerais”, ressaltou.

De acordo com a minuta repassada a Gazeta pelo secretário Vander Lúcio,
poderão concorrer os estudantes das seguintes faculdades conveniadas com a Câmara :  Faced; Faculdade Pitágoras - Unidade Divinópolis; Funedi (UEMG); e Universidade de Itaúna. A bolsa de estágio será no valor de R$ 543,00, para jornada de 5 horas diárias e 25 semanais, além de receber o auxilio - transporte, pago em pecúnia, proporcionalmente aos dias efetivamente estagiados. O concurso terá validade de um ano sem prorrogação, a contar da data da homologação do certame, publicada no Diário Oficial do Município.

Inscrições

Também na a minuta está previsto que as inscrições serão gratuitas, sendo que para se candidatar o estudante deverá ter cursado no mínimo quatro períodos. O processo seletivo se dará por meio de análise curricular de caráter classificatório, considerando-se aprovado o candidato que obtiver no mínimo 70 % de aproveitamento do curso.  Esse índice será obtido pela soma de todas as notas das disciplinas já cursadas pelo candidato, dividida pelo respectivo número de disciplinas. Ainda está previsto que o presidente irá nomear uma “Comissão de Concurso de Estágio” a qual será a responsável por verificar a documentação apresentada pelos candidatos e organizará lista de classificação que será apresentada ao Presidente da Câmara Municipal de Divinópolis.

Período

De acordo com Vander Lúcio o período de inscrição deverá ser definido hoje (24) com o presidente Anderson Saleme. No entanto de acordo com a minuta está previsto que as inscrições serão feitas por preenchimento de Ficha de Inscrição, a qual deverá ser protocolada na Câmara e entregue junto à documentação exigida no processo de seleção. Constam como documentos a serem apresentados: a) cópia da carteira de identidade, cópia do CPF e do comprovante de quitação com as obrigações militares e eleitorais, que deverão ser conferidas com o original pela Divisão de Pessoal, da Diretoria Administrativa e Financeira; b) histórico escolar do curso de graduação do candidato; c) Declaração de frequência emitida pela instituição de ensino; d) Fotografia 3 x 4 ; e) Certidão de Antecedentes Criminais. Não haverá possibilidade de inscrição pela internet.

Divulgação
.
O presidente Anderson Saleme afirma que a publicação do edital será feita inicialmente no mural da Câmara, no Jornal Oficial do Município, sendo que há também a pretensão de enviar email para as faculdades conveniadas e contar com o apoio da imprensa de Divinópolis.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.