Fabiano Tolentino participou da entrega de materiais para as guardas de reinado de Divinópolis

No total, 33 guardas receberam cinco mil metros de tecidos. Entre os 654 instrumentos, há 255 pandeiros, 61 tambores, 25 patangomes e 22 reco-recos.

O deputado estadual Fabiano Tolentino (PSD) participou na quarta (13), pela manhã, da entrega de instrumentos musicais e tecidos para vestimentas das guardas de reinado de Divinópolis. O material foi adquirido por meio de R$ 45 mil em emendas parlamentares do deputado, juntamente com outro montante de recursos destinados pela deputada Luzia Ferreira (PPS).
“Essa emenda foi destinada ainda em 2011, mas como 2012 foi ano eleitoral, a entrega desses materiais acabou atrasando, porque o Ministério Público via como compra de votos. Mas apesar dessa demora, sabemos que tanto os instrumentos quanto os tecidos são materiais de excelente qualidade. Entendo, como participante das festas de reinado, que essa manifestação cultural é uma tradição da nossa região e precisa de investimentos para continuar existindo”, comentou Tolentino.
A entrega foi realizada no Teatro Usina Gravatá e contou com a presença, além dos parlamentares estaduais, do prefeito Vladimir Azevedo (PSDB), do secretário municipal de Cultura, Bernardo Rodrigues, do diretor da Funedi/Uemg, Gilson Soares, vereadores, representantes das guardas de reinado da cidade e dos deputados estaduais Fabiano Tolentino e Luzia Ferreira do valor de R$ 83,4 mil, incluindo a contrapartida da prefeitura.
O secretário municipal de Cultura, Bernardo Rodrigues, destacou a importância de preservar a identidade do reinado com a entrega do material. “O som e a imagem são as identidades do reinado, por isso precisamos preservá-lo para termos o congado cada vez mais forte em Divinópolis.”
O presidente da Câmara de Divinópolis, Rodyson Kristnamurt, lembrou as dificuldades dos reinadeiros em manter a tradição. “Estamos sempre preocupados em oferecer estrutura às irmandades e apoiamos a entrega, por isso fomos a Belo Horizonte, onde a deputada estadual Luzia Ferreira nos atendeu prontamente.”

A deputada ressaltou o apoio e a parceria para manter a tradição viva no município. “É pequena colaboração, e espero continuar a parceria para manter a tradição do reinado. Espero que os reinadeiros bem usem o material, que foi minha parceria com o deputado estadual Fabiano Tolentino.”

O Setor de Memória e Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) elaborou estudo para diagnosticar a real necessidade de cada guarda de congado. “O reinado é bem imaterial, e temos de buscar preservar a tradição no município. Por isso, pesquisamos as necessidades de cada guarda entre as irmandades para a entrega do material. Claro que alguns receberão instrumentos a mais, porque se detectou que uma guarda tem mais necessidade disso, enquanto outras têm melhor estrutura e receberão menor quantidade de instrumentos”, explicou a coordenadora de Memória e Patrimônio, Lenir de Castro.

O presidente da Gongadiv, Maurício do Carmo, afirmou que os instrumentos recebidos simbolizam vitória para os reinadeiros. “Todos sabem da luta dos congadeiros para terem os instrumentos e os tecidos. Agora, as festas ficarão mais enfeitadas.”

O prefeito Vladimir relembrou as dificuldades para lograr a entrega do material. “Foi uma articulação de várias pessoas para a verba ser liberada. Foi realizada boa compra de instrumentos. Nós que acompanhamos o reinado há muitos anos nunca percebemos instrumentos de tamanha qualidade. É material leve de couro e madeira para emitir som potente. Agradeço aos deputados Tolentino e Luzia a parceria.”   

No total, 33 guardas receberam cinco mil metros de tecidos.  Entre os 654 instrumentos, há 255 pandeiros, 61 tambores, 25 patangomes e 22 reco-recos.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.