terça-feira, 28 de Maio de 2013 09:47h Carla Mariela

FIEMG receberá hoje o secretário de Estado Extraordinário de Coordenação de Investimentos

Na ocasião serão debatidos os temas estratégicos para o desenvolvimento regional

O Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por meio da regional Centro Oeste e a VB Comunicação em parceria com o Sebrae MG e a Fundação João Pinheiro, convida toda a população, empresários e lideranças políticas para participarem da palestra, que ocorrerá hoje, às 9h30, com o secretário de Estado Extraordinário de Coordenação de Investimentos, Fuad Nomam.
Na ocasião serão colocadas pautas relevantes com o objetivo de elaborar e implantar ações essenciais para Divinópolis e região. Este é o terceiro ano de realização do projeto que ocorreu pela primeira vez em 2011. A intenção principal é verificar e analisar de forma mais profunda os requisitos para o crescimento de cada região de Minas Gerais.

De acordo com o presidente da FIEMG, Afonso Gonzaga, para o encontro de hoje, ele gostaria que fosse exposto pelo governo do estado, por meio do secretário, as ações que se tem debatido há muitos dias com relação aos possíveis investidores não só de Divinópolis, mas de toda a região. Gonzaga citou, por exemplo, a questão da duplicação da MG 050. “Quanto a questão da MG 050, o vice-governador já esteve aqui na instituição na semana passada e nos adiantou que dentro de 90 dias todos os trâmites com relação à licitação estarão prontos.

Esta MG vem sendo vistoriada a cada dia. O que estamos colocando é que o transporte rodoviário, é um quesito extremamente importante para novos investidores não só para o escoamento de produtos. Nós temos que proporcionar uma qualidade de vida, uma diminuição do número de acidentes. Após a privatização muita coisa melhorou, mas para o escoamento de produtos ainda precisamos melhorar mais”, destacou.

Ainda conforme Gonzaga, outro aspecto que vai ser cobrado do secretário será referente ao gás natural e também sobre a questão da linha aérea ligando Divinópolis à São Paulo. Para ele, a FIEMG vai dar este foco, mas que o encontro será uma oportunidade do empresário que estará presente, também cobrar das autoridades aquilo que este enxergar de importância para o desenvolvimento não só para o município.

Para Gonzaga, a região Centro Oeste tem sido realmente esquecida em termos de investimentos. Quanto ao nome do último investimento com a participação do governo, Afonso Gonzaga aponta que foi a Kaiser, há 30 anos, e que esta empresa até já foi embora. “O nosso crescimento se dá em função da bravura da iniciativa privada, dos empresários que aqui estão pelo seu empenho, pelo seu desenvolvimento, na busca de tecnologias, de uma melhor gestão e consequentemente do seu negócio.

Esta é a oportunidade única em que não só o divinopolitano, mas toda a população da região Centro Oeste terá de questionar e nos ajudar a buscar ações que possam melhorar tanto o desenvolvimento industrial, quanto pessoal”, salientou.
Segundo Gonzaga para este encontro, além dos empresários, estarão presentes acadêmicos, sociedade civil, os deputados, prefeitos do entorno de Divinópolis, os secretários de Desenvolvimento, enfim, um público eclético que terá a oportunidade de ouvir do Estado o que este tem para nos oferecer, além de fazer as cobranças.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.