quarta-feira, 3 de Dezembro de 2014 09:14h

Fórum de servidores aprova 20 propostas de atuação para Sintram

O Sintram realizou, no último dia 29, o III Fórum dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste com objetivo de debater novos rumos para o sindicato

Temas diversos foram tratados pelas mesas de discussão resultando em 20 propostas de ações para a diretoria, que já trabalha no sentido de atender os anseios expostos, no encontro, pelos trabalhadores.
Oito temas foram sugeridos para debate no fórum, sendo eles: 1) Diálogo com os servidores; 2) Diálogo com Poderes Executivo e Legislativo; 3) Previdência Municipal e Aposentados;  4) Carteira de Benefícios do Sintram; 5) Setor Jurídico do Sintram;  6) Controle Financeiro do Sintram; 7) Relação com as Cidades da Base de Representação;  8) Atividades Culturais e Comunicação.
Na parte da manhã, os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalho e tiveram oportunidade de traçar propostas sobre os temas sugeridos ou mesmo incluir outros assuntos na pauta de discussão. Já na parte da tarde, antes da votação das propostas em plenária, houve a realização de "Momento Cultural" com apresentação teatral de Juvenal Bernardes, interpretando o Palhaço Batatinha, e Sérgio Resende o personagem Orango, ambos atores da Cia Borandá.
O presidente do Sintram, João Madeira, ressaltou o excelente resultado do fórum com aprovação em plenária de todas as propostas discutidas nos grupos de trabalho. Madeira destacou o papel democrático do fórum, que enriquece a luta sindical e aprimora  as ações e serviços prestados a classe. "As propostas de curto prazo serão trabalhadas para serem implementadas de imediato. Já as de longo prazo, caso não haja tempo hábil para efetivá-las temos o nosso compromisso  de entregá-las a próxima diretoria. Nossa luta é no sentido de ouvir os servidores e as propostas devem ser trabalhadas independente da diretoria que esteja a frente do sindicato", explicou
Madeira, já que em 2015, o Sintram entrará em processo eleitoral.
Propostas elaboradas pelos cinco grupos de discussão:

 

Grupo 1

1ª -Proposta
Diretoria Itinerante- Visitas planejadas da diretoria às secretarias com assessoria jurídica, palestras, informações aos servidores;

2ª – Proposta
Consolidar a Ouvidoria do Sintram; Sintram ter seu próprio programa de rádio/TV; colocar no site do Sintram um link de transparência lançando custos, gastos e recadastramento dos beneficiários (carteira de benefícios); ocupar cadeiras em Conselhos Municipais;

3ª - Proposta
Campanha contra autoritarismo, perseguições e assédio dos servidores com atos públicos nos locais de trabalho, na cidade e realização de campanha com adesivos em defesa dos servidores.

4ª –Proposta
Em parceria com o CREST e com embasamento do relatório da Fundação Getúlio Vargas  realizar pesquisa científica sobre a realidade do adoecimento no serviço público em parceria com universidades e instituições de pesquisa.
Grupo 2

1ª – Proposta
Formação de uma comissão para discussão da Portaria do Adoecimento (Portaria 179/2014);

2ª - Proposta
Manter o diálogo e acompanhamento sobre a carta sindical;

3ª – Proposta
Provocar o Legislativo para discussão sobre a terceirização, tendo como regra o concurso público e exceção a terceirização.

4ª - Proposta
Encontro com as cidades da base com institutos de Previdência Própria e especialista para falar sobre o assunto.
Grupo 3

1ª - Proposta
Qualificação do processo de escolha dos membros representantes dos trabalhadores nos conselhos do Diviprev. Organização de seminários para conscientização dos servidores em geral e capacitação dos servidores que se candidatarem ao Diviprev.

2ª - Proposta
Discutir a atualização da Lei do Diviprev destacando a forma de escolha dos representantes. Capacitação da Junta Recursal e garantia legal do pagamento até a resposta do recurso entre outras coisas.

3ª - Proposta
Realizar visitas a outras instituições de Previdência com intuito de intercâmbio inclusive com a participação dos conselheiros atuais.

4ª- Proposta
Eleger um representante local para ser o elo entre o Sintram e o local de trabalho.
Grupo 4

1ª Proposta
Intensificar as ações já existentes e apresentar oficialmente aos poderes Executivo e Legislativo os resultado dos fóruns.

2ª Proposta
Intensificar as ações sindicais junto aos servidores fortalecendo a categoria visando assegurar direitos e benefícios já conquistados por meio de curso de aprimoramento, fóruns e café com os servidores.

3ª Proposta
Solicitar ao Diviprev ações de transparência junto ao Sintram e Servidores e exigir o cumprimento da lei que estabelece o teto máximo para salários de aposentados e pensionistas.

4ª Proposta
Implantar o balancete financeiro do Sintram semestralmente ou se possível trimestralmente através dos meios de comunicação do Sintram
Grupo 5

1ª Proposta
Sintram ter papel político mais efetivo

2ª Proposta
Demonstrativo das ações da diretoria, comissões de negociação e jurídico de forma transparente com objetivo de informar os servidores sobre o andamento de todas as demandas.

3ª Proposta
Mais interatividade entre a diretoria e servidor e revisão da Ouvidoria.

4ª Proposta
Revisão dos juros moratórios aplicados aos sindicalizados.

 

Crédito: Divulgação

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.