sexta-feira, 6 de Novembro de 2015 12:28h

General Silva e Luna toma posse como secretário-geral do Ministério da Defesa

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, deu posse nesta quinta-feira (05) ao novo secretário-geral do Ministério da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, que assumiu o cargo em substituição a Eva Maria Chiavon

Na cerimônia de posse, Aldo agradeceu o trabalho prestado pela ex-secretária Eva e destacou a confiança do general Joaquim Silva e Luna em aceitar o desafio de assumir o novo cargo. “Conduzimos o Ministério da Defesa em um momento de transição, de ajustes, de dificuldades e o secretário-geral escolhido para o exercício dessa missão tem uma biografia e personalidade formada para esse desafio”, disse.

Na ocasião, o ministro ressaltou a importância do trabalho da Secretaria Geral (SG) para a Pasta. “Digo que trabalharemos juntos e que juntos venceremos as adversidades e desafios do nosso país e do nosso ministério”, lembrou Aldo.

Em seu discurso, o general Silva e Luna disse acreditar que o que se espera do novo secretário é a produção em equipe. “Foco: atender as demandas conjunturais do presente; e construir uma Agenda, orientado pelo ministro, em conjunto com as nossas Forças Armadas, capaz de modelar o futuro de forma consistente e institucionalizada. Essa é a minha percepção inicial”, afirmou o general. O novo secretário ressaltou também o papel da Secretaria Geral. “Cabem à SG, genericamente, as ações referentes à organização institucional, a pessoal, ensino, saúde e desporto, a produtos de defesa, ao sistema de proteção da Amazônia e ao Programa Calha Norte. E ainda, prover os meios necessários para o emprego das Forças Armadas. No dia a dia, a SG trava batalhas do imediato no que tange a orçamentos e finanças”, destacou Silva e Luna.

Ao se despedir do cargo, Eva Chiavon ressaltou que a experiência no Ministério da Defesa foi curta, mas muito gratificante. “Quero agradecer aos comandantes das Forças, ressaltar a minha gratidão pela parceria, articulação e diálogo sempre franco e aberto no desenvolvimento das atividades e projetos que construímos nesse curto período”, declarou.

A atual secretária-executiva da Casa Civil falou também sobre o esforço à frente da secretaria. “Reforcei meu aprendizado e espírito nacionalista. A busca sempre pela excelência, o comprometimento com o Estado e o profissionalismo dos militares é uma lição que aliarei à minha vida profissional”, salientou Eva Chiavon.

Novo secretário-geral

Silva e Luna incorporou-se ao Exército em 10 de fevereiro de 1969, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Foi declarado aspirante-a-oficial de Engenharia em 16 de dezembro de 1972.

Possui pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército e em Projetos e Análise de Sistemas. Mestrado em Operações Militares e Doutorado em Ciências Militares. O general tem, também, os cursos de Guerra na Selva e de Combate Básico das Forças de Defesa de Israel.

Já comandou a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, foi chefe de gabinete do comandante do Exército e chefe do Estado-Maior do Exército e participou da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai.

A cerimônia de transmissão de cargo da Secretaria Geral do Ministério da Defesa foi acompanhada pelos comandantes  da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; do general Joaquim Brandão Jr., representando o comandante do Exército; da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luís Rossato;  além do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi.

 

Créditos: Gilberto Alves / MD

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.