quarta-feira, 20 de Julho de 2011 09:15h Atualizado em 21 de Julho de 2011 às 11:33h. Flávia Brandão

Governador participa de reunião da AMM

Reunião intinerante em São Gonçalo discutirá investimentos em saúde, infraestrutura e atrativos industriais

Hoje (20), a cidade de São Gonçalo do Pará recebe o governador de Minas Gerais, Antônio Anastásia (PSDB), que participa da primeira reunião itinerante da Associação Mineira de Municípios (AMM). De acordo com o presidente da associação e também prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli (, a intenção é promover cerca de dez reuniões em todo o Estado para levantar as demandas regionais. A expectativa é que mais de 40 prefeitos da região Centro- Oeste estejam presentes, entre eles o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo (PSDB). Roncalli afirma que investimentos em saúde, atrativos industriais e infraestrutura serão as pautas principais apresentados ao chefe de Estado.

Além da participação na reunião da AMM, Roncalli afirma que o governador visita a cidade com o objetivo de agradecer o título de Cidadão Honorário - que lhe foi concedido e não teve oportunidade para agradecer – e para conhecer alguns projetos sociais desenvolvidos no município. “Estamos fazendo essa primeira intinerante em São Gonçalo do Pará aproveitando que o governador já está visitando a cidade e o convidamos para participar de uma parte dessa reunião’, explicou.

Na programação do encontro, que está marcada para ter início as 8h30, consta-se a realização de palestra pelo Tribunal de Contas do Estado sobre o tema “Fechamento de Mandato”, com o conselheiro, Gilberto Diniz. Além de homenagens ao governador, está prevista o encontro de diretores da AMM, de presidentes das Associações Regionais e dos prefeitos da região Centro-Oeste para apresentar três grandes reivindicações ao chefe de Estado.  Ângelo afirma que a primeira é referente à saúde de modo a aumentar o número de leitos disponíveis. “Mesmo construindo o Hospital Regional ou até que ele se conclua é importante manter a parceria não só com o Hospital São João de Deus, mas outros hospitais inclusive fora de Divinópolis. A falta de leitos realmente é um gargalo, o que nós preocupa muito e é uma das regiões que tem o menor número disponível para atender os pacientes de alta complexidade”, relatou.

Outra demanda é em relação às obras de infraestrutura viária dentro do Programa Caminhos de Minas. “Nós vamos pedir prioridade para toda região e em especial um trecho, que liga o município de Igaratinga e o entroncamento da 262, que é um trecho de 20 km, que  liga ao mesmo tempo a MG- 050 a 262, Divinópolis a Pará de Minas e é um eixo, que com certeza vai promover o desenvolvimento regional”, disse.

Finalizando a pauta de reivindicações, Roncalli disse que será solicitado ao governador que olhe com “carinho para região Centro-Oeste no que tange atrativos de indústrias, principalmente de alto valor tecnológico”, de modo a agregar realmente um maior potencial para desenvolvimento da região tanto de emprego como para geração de renda.

Agenda positiva

Em relação às ações da AMM na oportunidade será entregue ao governador uma “Agenda Positiva dos Municípios” com dados pesquisados a respeito das  dificuldades enfrentadas nos municípios  e  apontando encaminhamentos para que o Governo do Estado possa ser mais parceiro  dos prefeitos.  “Mesmo sabendo que não iremos resolver as coisas da noite para o dia, já que a gestão é sempre muito difícil porque envolve planejamento, mas para que possamos ter isso como um norte, para que a partir desse documento e no diálogo permanente irmos avançado”, declarou.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.