sexta-feira, 23 de Novembro de 2012 04:26h Gazeta do Oeste

Governança em Rede debate desenvolvimento no interior de Minas

Quinze representantes das secretarias regionais do Governo de Minas se reuniram, na última quarta-feira (21), em Divinópolis, a fim de debater as prioridades para o desenvolvimento econômico e social no Comitê Regional do Centro-Oeste. A iniciativa integra o projeto Governança em Rede, responsável pela condução dos Comitês Regionais do Governo de Minas, que fazem parte da terceira fase do Choque de Gestão: a Gestão para a Cidadania.

 


No encontro, coordenado por técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), os membros do Comitê Regional do Centro-Oeste receberam um retorno da câmara multissetorial sobre necessidades apontadas no primeiro encontro do comitê, realizado no final de agosto. Entre as áreas demandadas, destaque para meio ambiente e mineração, maior exploração turística nas grutas da região, educação integral e construção de estradas vicinais.

 


“A preservação do meio ambiente foi um dos temas mais discutidos devido aos impactos da mineração de calcário, atividade que vem se expandindo no Centro-Oeste mineiro e atingindo áreas de preservação ambiental. Outra questão é a capacitação de jovens que cumprem medidas socioeducativas. Queremos articular com as secretarias de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) e de Desenvolvimento Social (Sedese) a ampliação de programas de reinserção no mercado de trabalho nesse sentido”, disse Andrea Lima, coordenadora do comitê e membro do projeto Governança em Rede.

 


O comitê levantou ainda a necessidade de ampliação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) para fortalecer medidas de combate ao narcotráfico nos municípios que integram a região.

 


Comitê da Mata propõe fortalecimento da Defesa Civil

 


Em seu IV encontro, o Comitê Regional da Mata estabeleceu como uma das prioridades o fortalecimento da Defesa Civil nos municípios que compõe a região de planejamento do Estado, ampliando a gestão de risco e a resposta a desastres locais. Melhorias no trânsito local também foi outra prioridade apontada na reunião.

 


Os representantes das secretarias e órgãos do Estado apresentaram o programa Ambiente de Paz, executado pela Polícia Militar de Minas Gerais, com iniciativas voltadas para o combate à violência. A proposta é envolver as secretarias na execução desse projeto.

 


No período da tarde, o comitê assistiu à apresentação do Projeto Ecos da Mata, cuja meta é valorizar a identidade regional, melhorando os índices socioeconômicos nas cidades da Zona da Mata.

 


“Essa apresentação foi de grande importância para o comitê, pois é uma forma de identificar pontos de convergência e identificar parcerias em algumas das nossas ações”, afirma o técnico da Diretoria Central de Coordenação da Ação Governamental da Seplag, Caio Magno Campos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.