terça-feira, 8 de Setembro de 2015 13:29h

Governo de Minas Gerais instala primeira etapa do Fórum Regional do Território Triângulo Norte

O Território Triângulo Norte terá a primeira etapa do fórum de participação popular para a avaliação de políticas públicas; lançamento será nesta quarta-feira, em Uberlândia

O Governo de Minas Gerais instala o primeiro Fórum Regional de Governo – Território Triângulo Norte nesta quarta-feira (9/9) na cidade de Uberlândia. A cerimônia de lançamento acontecerá no espaço Uberlândia Tênis Clube. Esta é a 14ª instalação de Fórum Regional dentre os 17 territórios em que o estado foi dividido.

Já foram instalados os Fóruns do Território Norte (Montes Claros), Mucuri (Teófilo Otoni), Médio e Baixo Jequitinhonha (Araçuaí), Sudoeste (Passos), Vertentes (São João del-Rei), Vale do Aço (Ipatinga), Zona da Mata (Juiz de Fora), Central (Curvelo), Alto Jequitinhonha (Diamantina), Vale do Rio Doce (Governador Valadares), Caparaó (Manhuaçu) e  Noroeste (Patos de Minas) e Metropolitano (Contagem).

O Território Triângulo Norte reúne 30 municípios, com uma população de aproximadamente 1,2 milhão de habitantes. Uberlândia, Araguari e Ituiutaba são as maiores cidades da região. Um dos destaques da região é a exportação de café: as cidades de Patrocínio e Araguari, juntas exportam cerca de US$ 356 milhões anualmente.

O que são os Fóruns

Os Fóruns Regionais têm por objetivo marcar oficialmente a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas. A população de cada território é convidada, periodicamente, a participar de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, câmaras temáticas, dentre outros instrumentos, que deverão garantir espaços democráticos, O principal objetivo é subsidiar o planejamento e as ações de Governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.

Neste primeiro ano, os Fóruns vão fazer o levantamento de prioridades de cada território para que os dados possam orientar a elaboração do PPAG (Plano Plurianual de Ações Governamentais), PMDI (Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Com esta agenda inicial encerrada, a partir de 2016 os Fóruns seguem como canal de constante diálogo com a sociedade civil.

Os Fóruns serão articulados de forma a envolver representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representações do poder legislativo estadual e federal. Representantes da sociedade civil serão maioria nos colegiados executivos.

Abaixo, segue a lista dos municípios que compõem o Território Triângulo Norte:

Abadia Dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Guimarânia, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre De Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria, Santa Vitória, Serra Do Salitre, Tupaciguara E Uberlândia.

Serviço: Instalação do Fórum Regional de Governo do Território Triângulo Norte

Data: 09/09 (quarta-feira)

Horário: 9h

Local: Uberlândia Tênis Clube

Endereço: Avenida Cipriano Del Fávero, 741, Centro.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.