terça-feira, 11 de Março de 2014 05:45h

Governo de Minas inaugura sede de Área Integrada de Segurança em São Sebastião do Paraíso

Espaço fica na divisa com São Paulo, local considerado como ponto estratégico da cidade. Aisp é a primeira de Minas a contar com os serviços da Guarda Municipal.

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), em parceria com as polícias Civil e Militar, inaugurou, nesta segunda-feira (10), a sede da 254ª Área Integrada de Segurança (Aisp), em São Sebastião do Paraíso, na região Sul de Minas. A Aisp fica localizada na Praça dos Ferroviários, no bairro São Judas Tadeu, considerado um ponto estratégico da cidade e na divisa com o estado de São Paulo.

No local, cinco policiais militares, sendo um oficial e quatro praças, um delegado, um investigador e um escrivão da Polícia Civil irão ocupar o mesmo espaço, com o objetivo de potencializar os trabalhos das corporações. Na prática, isso significa que policiais civis e militares trabalharão de forma integrada, trocando informações e estabelecendo metas de redução da criminalidade. A área integrada será também a primeira do Estado a contar com os serviços da Guarda Municipal. 

Segundo o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, a inauguração da Aisp de São Sebastião do Paraíso representa um interesse estratégico do Estado em criar condições materiais de atuação das polícias. “Pela localização geográfica da cidade, ou seja, pela proximidade com as divisas do Estado de São Paulo, tem havido um trânsito de integrantes de organizações criminosas para praticar crimes como explosão de caixas eletrônicos e roubo a bancos, assim como nas cidades de Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre. Então, nosso objetivo é fortalecer as ações das polícias para o enfrentamento da criminalidade em todas as regiões de Minas Gerais, principalmente nas divisas”, afirma.

As obras da 254ª Aisp de São Sebastião do Paraíso tiveram início em junho de 2013 e foram concluídas em fevereiro deste ano. Os recursos para a construção da sede da Aisp, no valor de cerca de R$ 250 mil, foram disponibilizados pelo município. As salas das polícias Civil e Militar possuem cerca 30m² e a da Guarda Municipal aproximadamente 25m². Há, também, dois banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, sala para confecção e impressão do registro de Eventos de Defesa Social (Reds) - onde as pessoas poderão registrar os boletins de ocorrência - linha telefônica para cada instituição, internet, recepção, estacionamento para as viaturas, além de todo mobiliário necessário para o trabalho das corporações. A Aisp é ligada à 20ª Companhia Independente da cidade, à Delegacia Regional da cidade e à 18ª Região Integrada de Segurança Publica (Risp), com sede em Poços de Caldas.

“Uma instalação física é muito importante, ela é o endereço de polícia e o local onde as pessoas vão buscar socorro, transmitir os seus anseios e onde os policiais terão condições de auscultar e promover soluções que sejam adequadas a todo cidadão”, disse o comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant´ana.

“Estando em um mesmo local, a integração é fortalecida e melhora o poder de mobilidade das forças de segurança, além de atender ao público, que procura em uma só unidade vários serviços”, ressaltou o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, delegado geral Jefferson Botelho.

Participaram da solenidade o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant`Ana, o chefe da Polícia Civil, delegado-geral Cylton Brandão da Matta, o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Rêmolo Aloise, além de autoridades da região.

Área Integrada

As Aisps são formadas pela correspondência de uma Companhia ou Pelotão de Polícia Militar com uma Delegacia de Polícia Civil e seguem a metodologia da Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp), que prevê ações conjuntas das polícias, com metas para combater a criminalidade.

Ao estabelecer a correta inserção organizacional das unidades policiais militares e civis em cada espaço territorial/comunitário, a Aisp prestigia o cidadão e, ao mesmo tempo o profissional de segurança pública, gerando uma potencialização dos resultados das ações policiais, ao aliar esforços das duas instituições, juntamente com a comunidade, em prol de um mesmo objetivo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.