quarta-feira, 21 de Maio de 2014 10:00h

Governo de Minas lança a 2º etapa do Projeto Reciclando

O projeto assessora municípios na implantação da coleta seletiva, assegurando a inclusão sócio produtiva dos catadores de material reciclável.

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), por intermédio do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), lança nesta quinta-feira (22/05) a segunda etapa do Projeto Reciclando Oportunidades – Gerando Trabalho e Renda. O projeto assessora os municípios mineiros na implantação da coleta seletiva, assegurando a inclusão sócio produtiva dos catadores de material reciclável e promovendo a erradicação da catação nos lixões. Assim, garante a cidadania dos catadores por meio da valorização do trabalho.

Nesta segunda etapa, o CMRR prestará assessoria técnica a 60 municípios, numa ação articulada para as regiões do Alto e Médio Jequitinhonha, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Central, Colar Metropolitano, Oeste de Minas, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Na primeira fase do projeto, foram atendidos 41 municípios que, após diagnóstico técnico social, passaram pelo processo de mobilização da comunidade local e organização dos catadores, para implantação da coleta seletiva. Essa envolveu capacitação de técnicos das prefeituras municipais, das associações de catadores e mobilização da sociedade civil.

O diretor executivo do CMRR, Cido Gonçalves, salienta o trabalho de sua equipe na ampliação da capacidade de atendimento do projeto para mais 60 municípios. “Isso demonstra a capacidade do governo de Minas de articular parcerias para implementação de uma política de estado onde as questões ambientais, sociais e econômicas, são confirmadas no processo de erradicação dos lixões”, disse o diretor.

Para o coordenador de inclusão e mobilização social do MPMG, Paulo Cesar, o projeto vem cumprindo um importante papel no apoio aos municípios. “Isso é fundamental para a erradicação dos lixões, com a efetiva inclusão dos catadores. A participação dos promotores das comarcas e dos catadores tem sido decisivas para o sucesso do projeto”. Ele destaca ainda a importância do projeto no apoio aos municípios para cumprimento de suas obrigações, além de reconhecer a importância dos catadores, contribuindo para uma efetiva sustentabilidade ambiental.

CMRR

O CMRR é uma iniciativa pioneira do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com o Sebrae Minas e apoio de empresas e entidades de classe. Além de apoiar municípios e cidadãos na busca de uma nova consciência ambiental, o CMRR oferece oportunidades para a geração de renda e inclusão sócia produtiva dos catadores de materiais recicláveis.

Serviço:

2º etapa do Projeto Reciclando Oportunidades: Gerando Trabalho e Renda

Data: 22 de maio

Horário: 17h

Endereço: Av. Belém, 40, Esplanada, Belo Horizonte/MG

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.