sexta-feira, 30 de Maio de 2014 10:04h

Governo de Minas realiza fórum sobre desenvolvimento da região do Médio Espinhaço

Encontro vai discutir as ações de planejamento necessárias para que os municípios da região possam crescer e se desenvolver de forma ordenada

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR – UFMG), realiza, nos dias 2 e 3 de junho, na Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro, o Fórum de Debate sobre o Desenvolvimento do Médio Espinhaço. O evento tem como objetivo apresentar as diretrizes e ações presentes no Plano de Desenvolvimento do Médio Espinhaço elaborado pela Sedru no último ano, além de construir um espaço de interação, visando a promoção do debate em torno do tema e a criação de novas ações para o desenvolvimento e crescimento ordenado da região.

A questão central do Fórum é compreender como a região do Médio Espinhaço será modificada em função dos grandes investimentos da mineração. A partir dessa compreensão, o Plano de Desenvolvimento do Médio Espinhaço busca estabelecer estratégias que indiquem possibilidades ou limitações de desenvolvimento (socioeconômico e ambiental) para a região e alternativas para que os municípios possam se adequar para as mudanças estruturais que poderão ocorrer. Participam do encontro, representantes das Câmaras Municipais e Prefeituras dos municípios que compreendem o Médio Espinhaço, além de membros da sociedade civil e instituições da região.

Plano Médio Espinhaço

O Médio Espinhaço, especialmente a microrregião de Conceição do Mato Dentro, é atualmente receptor de investimentos no setor minerário e de acordo com a previsão de especialistas os recursos nesta área devem continuar chegando. Estima-se que nos próximos anos sejam investidos na região cerca de R$ 4 bilhões na área da mineração. A Manabi e a Anglo Ferrous Brazil já possuem termo de compromisso assinados com o Governo de Minas para investir na região e com isso gerar 1.300 empregos diretos e 3.300 empregos indiretos.

O Plano Estratégico surge, para os 15 municípios que vão sofrer com os impactos inerentes a estes investimentos, como ferramenta capaz de proporcionar uma agenda de desenvolvimento, com orientações para um melhor aproveitamento econômico social dos recursos que vão chegar.

Serviço:

Evento: Fórum de Debate sobre o Desenvolvimento do Médio Espinhaço

Local: Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro - Plenário Mozart Soares de Paula - Av. JK, nº 380 – Centro

Data: 2 de junho (segunda-feira) - 13h às 17h e 3 de junho (terça-feira) – 8h às 17h30

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.