Gustavo Fruet (PDT), em Curitiba, é o primeiro prefeito eleito no segundo turno 2012

 O primeiro prefeito eleito no segundo turno das eleições 2012 é Gustavo Fruet, do PDT, em Curitiba, no Paraná. Com 87% das urnas já apuradas em menos de meia hora, a diferença é impossível de ser revertida pelo candidato Ratinho Junior, do PSC.

Fruet havia ficado em segundo lugar durante o primeiro turno, mas conseguiu reverter a vantagem do candidato do PSC. Ele conta com o apoio do PT, que indicou a vice-prefeita eleita Mirian Gonçalves.

Gustavo Fruet tem 49 anos e é filho do ex-deputado federal Maurício Fruet. Começou na política como vereador, eleito em 1996 pelo PMDB. Em 1998, após a morte do pai, chegou à Câmara dos Deputados. Em 2004, tentou se candidatar a prefeito pelo PMDB, mas não conseguiu e filiou-se ao PSDB, pelo qual foi eleito em 2006 deputado federal. Em 2010, disputou uma cadeira no Senado e ficou em terceiro lugar. Em 2011, deixou o PSDB e foi para o PDT.

A conclusão da apuração das urnas aconteceu antes das 18h. Fruet ficou com 60,56% dos votos válidos e Ratinho com 39,44%. A presidenta Dilma Russeff ligou para Fruet, para parabenizá-lo. "Será um parceiro importante do governo", disse a presidenta.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.