terça-feira, 22 de Setembro de 2015 10:39h Atualizado em 22 de Setembro de 2015 às 10:43h. Jotha Lee

Heloisa Cerri deixa o PV e já tem novo destino político

PMDB e PDT ganham reforços para a disputa pela Prefeitura

A grande novidade na política divinopolitana na semana passada foi a decisão da médica Heloisa Cerri em deixar o PV, partido que a elegeu vereadora em 2008. Com ela também deixa a legenda a comerciante Iris Moreira, responsável direta pelo ressurgimento do PV em Divinópolis. Segundo Iris Moreira, que presidiu a legenda por dez anos, o PV vem passando por uma transformação muito grande na última década. “O PV, em razão de sua direção estadual e federal, vem passando por mudanças em sua ideologia que não comungam com o nosso pensamento. Estamos deixando o PV, mas mantemos nossa luta pelo meio ambiente, pela ética na política, pela distribuição justa de renda e principalmente pela aplicação correta e justa dos recursos públicos”, avalia.
Heloisa Cerri e Iris Moreira, assim como um grande número de militantes que decidiram acompanhar as decisões das duas líderes em deixar o PV, já têm destino certo e devem se filiar nos próximos dias a um novo partido. Iris Moreira não revela a legenda, mas diz que a nova agremiação oferece boas oportunidades de desenvolver uma importante política municipal.
Na sexta-feira, a ex-vereadora e o ex-prefeito Galileu Teixeira Machado (PMDB) chegaram juntos ao Fórum Regional de Governo, que lançou o Território Oeste. Conversaram longamente, reforçando a ideia de que os dois deverão mesmo formar chapa para disputar a sucessão de Vladimir Azevedo (PSDB) em outubro do ano que vem. Conforme a Gazeta do Oeste já informou, Machado é pré-candidato pelo PMDB à Prefeitura em 2016 e certamente terá seu nome aprovado pela convenção, já que tem o apoio de todos os membros do Diretório Municipal, do qual é presidente. As conversas com Heloisa Cerri para que ela seja a candidata a vice já estão adiantadas e ainda não surgiu nenhum fato novo que possa inviabilizar a dobradinha.
O PMDB está se reforçando para lançar, também, uma forte chapa concorrente à Câmara Municipal. O último reforço é do ex-vereador Edson Sousa, que deixou o PSB, passou pelo PTC e, agora, acaba de assinar sua ficha de filiação ao PMDB. Edson Sousa já conversou com o ex-prefeito Galileu Machado, que abonou sua ficha de filiação e já se coloca na condição de pré-candidato a vereador em 2016.

 

RODRIGO
O vice-prefeito Rodrigo Resende, pré-candidato do PDT à sucessão de Vladimir Azevedo, também continua reforçando sua base de apoio. Embora ainda não seja oficial, o PSDB dá sinais de que vai apoiar a candidatura de Resende. Nos últimos meses, ele vem ganhando espaço na administração e sendo colocado à frente de várias atividades políticas.
Na semana passada, Resende recebeu representantes do SD, PSL, e PHS, que anunciaram publicamente o apoio ao seu nome na corrida pela sucessão municipal. Os três partidos têm representantes na Câmara Municipal, entre eles o presidente do Legislativo, Rodrigo Kaboja, presidente da Comissão Provisória do PSL. 
Para Rodrigo Resende, o apoio recebido significa o reconhecimento ao seu trabalho. “Esse encontro tem pra mim um sentido muito forte, é o atestado de que nosso trabalho tem o reconhecimento destes importantes agentes políticos”, analisou. “Quando cada um deles vem aqui e, publicamente, destaca o nosso comprometimento por uma Divinópolis melhor e se propõe em somar forças nesse sentido, reforça a certeza de que estamos no caminho certo”, destacou.
Rodrigo Resende e Galileu Machado são os dois únicos nomes a assumir publicamente a pré-candidatura a prefeito. No PT, ainda não há definição e o eventual nome para disputar a sucessão municipal pelo partido, o ex-prefeito Demetrius Pereira, ainda não definiu se vai concorrer. “Ainda é precoce tratar desse assunto, mas é claro que eu tenho o desejo de continuar contribuindo com Divinópolis, dando sequência em um trabalho que foi interrompido. Mas no tempo certo, na hora certa, vamos tomar essa decisão junto com o grupo político, com a família e com a comunidade de forma geral. Desejo eu tenho”, disse o ex-prefeito em entrevista à Gazeta do Oeste.

 

Créditos: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.