quinta-feira, 4 de Outubro de 2012 15:31h Atualizado em 7 de Outubro de 2012 às 10:12h. Carla Mariela

Hoje é o último dia do programa eleitoral das eleições 2012

O horário eleitoral gratuito é fundamental para a democracia. Sem ele, muitos candidatos não teriam acesso ao eleitor. Iniciado no dia 21 de agosto o período de propagandas eleitorais gratuitas no Rádio e na Televisão termina hoje. Ontem, foi o último prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para que os candidatos a prefeito pudessem apresentar as suas propostas de governo para a população. Hoje, é o último dia, para que os candidatos a vereadores finalizem as suas propagandas.

 


O horário eleitoral durou 45 dias, no rádio e na televisão os programas foram exibidos de segunda a sábado, com uma duração de 30 minutos. Nas terças, quintas e sábado, foram os dias estabelecidos para a apresentação dos candidatos a vereadores. Nas segundas, quartas e sextas foi à vez dos candidatos a prefeito se apresentarem.

 

O candidato Beto Cury (PT), teve cinco minutos e 37 segundos para apresentar o seu plano de governo no programa gratuito. A Dra. Heloísa Cerri (PV) teve 3 minutos e 45 segundos; Jorge Torquato (PSOL) teve o menor tempo na grade, 2 minutos e 7 segundos. Já o candidato Galileu Machado (PMDB) teve 4 minutos e 55 segundos. Vladimir Azevedo (PSDB) 13 minutos e 16 segundos para apresentar as suas propostas.

 

Um dos principais objetivos do horário eleitoral é promover um simples e rápido momento dos partidos e candidatos aos seus eleitores, apresentando o que cada partido e candidato têm de melhor para oferecer para eles.

 

De acordo com a Justiça Eleitoral, os candidatos e partidos na apresentação do seu programa eleitoral, teriam que seguir algumas normas. Eles não poderiam ridicularizar os candidatos adversários. Em Divinópolis inclusive, alguns candidatos solicitaram o direito de resposta referente ao programa eleitoral.
Além de hoje, ser o último dia para a veiculação do programa eleitoral no Rádio e na TV, é também o último dia para a propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa entre as 8 e as 24 horas. É o último dia também para a realização de debate em rádio e  televisão, admitida a extensão do debate cuja transmissão se inicia nesta data e se estende até as 7horas do dia 05 de outubro.

 

De acordo com o Calendário Eleitoral, é o último prazo, na qual o Juíz Eleitoral ou o presidente da mesa receptora poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar. Último dia também para o Juiz Eleitoral remeter a mesa receptora o material destinado à votação. Último dia para os partidos e coligações indicarem, perante os juízos eleitorais, o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e delegados que estarão habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação durante o pleito eleitoral.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.