quarta-feira, 28 de Setembro de 2011 14:06h Atualizado em 29 de Setembro de 2011 às 09:58h. Sarah Rodrigues

Hoje serão sorteados os endereços do Vila das Roseiras

Os beneficiados com as 463 casas do conjunto residencial “Vila das Roseiras”, do programa “Minha Casa, Minha Vida” conhecerão seus endereços nesta quinta-feira (29). O sorteio ocorrerá na sede do Estrela do Oeste Clube a partir das 17:30h.

Hoje serão sorteados os endereços do Vila das Roseiras

Deverão participar somente as famílias beneficiadas

Sarah Rodrigues

A partir das 17h30 de hoje serão sorteados os endereços das residências do conjunto residencial Vila das Roseiras no ginásio do Estrela do Oeste Clube. As famílias que receberão as primeiras moradias foram convocadas e deverão comparecer ao local, para saberem seus endereços e assinarem a ata da reunião.
Além dos endereços as famílias receberão instruções sobre como agir para finalizar o contrato. Francisco Martins,vice-prefeito e coordenador do programa em Divinópolis explicou que o sorteio de endereços é um evento fechado somente deverão participar as pessoas que receberam as primeiras 463 casas e foram devidamente avisados pela secretaria responsável. “É bom ressaltar que é uma reunião fechada, vão entrar no ginásio apenas as famílias selecionadas para o sorteio de endereço, porque se a gente abre a reunião pode ter tantos curiosos que tira a cadeira das pessoas que realmente vão participar do residencial “Vila das Roseiras””.
Martins contou que a reunião é dividida em duas etapas, das 17h30 até as18h, as famílias serão organizadas, para se acomodarem no ginásio. Às 18 horas será iniciada uma reunião de trabalho, onde a prefeitura e a Caixa Econômica Federal deverão explicar para as famílias o que é ser um mutuário do órgão. “Será explicado que as famílias não podem atrasar as parcelas senão perdem a casa, como cuidar do patrimônio, que eles não podem vender, todas as explicações para ele ser um mutuário da Caixa serão feitas nesta reunião e isso requer das pessoas concentração para ter um rendimento”, acrescentou.
As 19h o prefeito Vladimir Azevedo iniciará o sorteio de endereços, Francisco ressaltou que assim que a pessoa souber o seu endereço deverá se encaminhar para uma mesa montada no local para os cadastros. “Ela deverá ir para uma mesa para assinar a ata de reunião, para comprovar sua presença. A partir do dia seguinte ela pode fazer vistoria, assinar o contrato com a Caixa e ir morar no local, em 30 dias tudo estará pronto. E no final do mês de outubro faremos uma grande festa para a entrega das chaves das casas”.

FAMÍLIAS
De acordo com o coordenador participarão do sorteio 440 famílias, que significa 95% do conjunto e 5% serão sorteadas na próxima semana para famílias que têm numeração mais baixa e que ainda está com pendências. “Hoje nós temos, as pessoas aprovadas, as pendentes e as reprovadas. No grupo de pendentes temos as famílias do Vila das Roseiras e temos as pendências que a pessoa não vai para este conjunto e sim para o Quinta das Palmeiras ou Copacabana”.
Martins destacou ainda que as famílias que receberão casas no primeiro conjunto já foram avisadas e aquelas que foram aprovadas e não receberam ligações é porque irão para o último conjunto o Copacabana. “Muita gente não recebeu a ligação e está desesperado, mas vai para o último conjunto, pois a família que não está no grupo de 4 a 5 critérios, vai para o Copacabana e isso nós estamos fazendo questão de explicar, porque algumas pessoas estão desesperadas antes da hora”, esclareceu.
Todos os grupos estarão presentes nas casas do primeiro conjunto, seguindo a ordem de 3% para idoso, 10% para deficientes, 25% de 0 a 3 e 75% de 4 a 5 critérios.


SORTEIO
Sobre as pessoas que por ventura não comparecerem ao sorteio, o coordenador do programa disse que a hipótese não está sendo trabalhada, pois 100% foram convocados e devem comparecer ao local. Caso não esteja no sorteio a família pode até ser encaminhada para outro conjunto. “Não contamos com essa hipótese, estamos convocando, não é convite. Estamos convocando as famílias para que elas estejam presentes, caso não esteja presente por algum motivo especial, ela poderá participar do sorteio junto com os 5%.Mas se ela não foi e depois é convocada pelo jornal e não aparece perde a chance de ir para o Vila das Roseiras e depois vai para o Quinta das Palmeiras”.


NOVAS CASAS
Um novo sorteio será feito no final do ano para preencher as casas do último conjunto habitacional, o Copacabana, devido ao número de desclassificações. “Vai haver um novo sorteio para o Copacabana. Para o Quinta das Palmeiras não, mas para o Copacabana a quantidade não é suficiente.Para o grupo de deficientes temos que fazer um sorteio mais rápido pois a deficiência não é invalidez e é preciso um atestado médico”, avaliou.
Sobre a previsão para a entrega das novas casas, Francisco acredita que seja no mês de dezembro. “Para o Quinta das Palmeiras nós esperamos para o mês de novembro estar com tudo pronto, pois em dezembro a obra fica pronta e uma semana depois da obra pronta nós já fazemos o sorteio de endereços”.
No dia do sorteio das 1272 moradias, no Parque de Exposições de Divinópolis o prefeito Vladimir Azevedo assumiu compromisso com a população de fazer até 2012 duas mil moradias.“Nós estamos trabalhando muito para terminar estas 1272 casas e o prefeito irá assinar no dia a adesão ao “Minha Casa, Minha Vida 2” e começa a luta para conseguir a empresa, terreno e depois fazer o sorteio.E serão novas inscrições para esta nova fase”, acrescentou.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.