sexta-feira, 24 de Janeiro de 2014 04:10h Carla Mariela

Inscrições para prefeituras mineiras participarem da 2ª edição do programa de capacitação em gestãoainda estão abertas

As inscrições para a 2ª edição do programa de empreendedorismo e gestão tiveram início no dia 09 de dezembro do ano passado.

As prefeituras dos municípios de Minas que quiserem participar deste programa de capacitação devem se inscrever até o dia 31 de janeiro. O anúncio para que esta edição pudesse ocorrer neste ano,foi realizada na capital mineira durante seminário em comemoração aos 10 anos do programa de desburocratização do Governo de Minas conhecido como “Descomplicar Minas Inova”. A segunda edição ocorrerá possivelmente no mês de fevereiro porque depende primeiramente da seleção dos municípios que se inscreverem, uma vez que a inscrição está sendo feita gratuitamente e por etapas. O curso possui o apoio da Associação dos Municípios Mineiros (AMM).

Segundo o superintendente geral da AMM, Ângelo Roncalli, o objetivo deste curso é apresentarvários modos que serão implementados em diversas regiões do Estado de Minas Gerais. Este ato possui a avaliação do Governo mineiro, principalmente, nos choques de gestão. Conforme Roncalli, toda experiência de bons resultados obtidos no Governo do Estado serão transformados em encontros e em ações que possam adequar cada um dos municípios participantes para que eles possam ter uma eficiência na gestão seja no planejamento, seja nos métodos utilizados para determinadas aquisições, seja em modelo de projetos inovadores e econômicos que trazem bom resultado em diversas áreas.

Ainda de acordo com o superintendente geral este é um programa que visa capacitar os gestores públicos, além de capacitar as suas equipes para que eles possam ter treinamento, qualificação, orientação e também um conjunto de boas práticas de gestão que foram feitas ao longo dos anos nos municípios tantos pequenos e médios, quanto os grandes. “São ações novas que deram bons resultados seja na área educacional, na saúde, no combate as drogas e que podem também ser adequadas para diversos municípios. Esta é uma ação do governo do Estado que tem o apoio da AMM e de vários órgãos no sentido de capacitar os gestores e suas equipes para cada vez mais aperfeiçoar a gestão pública”, afirmou.

Segundo informações da AMM, na primeira edição do programa de capacitação em gestão houve o interesse das prefeituras para o lançamento desta nova edição, conforme informou a subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental, Adriane Ricieri. Nesta 1ª edição cerca de dois mil servidores de 420 prefeituras foram capacitados com a discussão de temas, como por exemplo: gestão financeira, recursos humanos e empreendedorismo.O programa já contribuiu com a gestão, por exemplo, da cidade de Lagoa Santa. Outra cidade que já participou da capacitação e pretende participar novamente é a cidade de Cláudio.

Para participar da 2ª edição do Programa

Para participar da 2ª edição do programa de capacitação em gestão, os prefeitos dos municípios devem acessar o sitewww.conversandosobregestao.mg.gov.br e clicar no banner de inscrições, onde poderão conhecer a resolução da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e o passo a passo a ser seguido. Depois de ler as instruções, o prefeito interessado deve preencher adequadamente o Termo de Adesão e enviá-lo assinado para a Seplag.
Em seguida, o prefeito ou seu representante deverá indicar os servidores que participarão da capacitação em 2014. Ao concluir e ser devidamente aprovado nos módulos, os servidores receberão seus certificados emitidos pelo Canal Minas Saúde, em parceria com a Seplag.
Portanto, o Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão tem o intuito de compartilhar com as prefeituras mineiras a experiência e as boas práticas de gestão implantadas pelo Governo de Minas Geraisa partir de 2003, que vêm permitindo ao Estado avançar nos indicadores de desenvolvimento socioeconômico.

Sobre o Programa Descomplicar Minas Inova
O programa “Descomplicar Minas Inova” é um dos 31 programas estruturadores do Governo de Minas Gerais. As ações deste programa têm como objetivo simplificar as relações entre Estado e empresas, Estado e cidadão e Estado com o próprio Estado. A intenção é garantir um ambiente adequado ao desenvolvimento da cidadania e dos investimentos privados no Estado.
Desde 2003 o Governo de Minas investe nestas ações. Entretanto, o programa apresenta diversos resultados, começando pela agilidade no processo para abertura de empresas em Minas que passou de 45 para seis dias. Essa redução no prazo para registro é propiciada pelo Minas Fácil, gerenciado pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg).
Já são 111 unidades em todas as regiões de Minas. A previsão é que neste ano haja a abertura de mais 10 unidades, totalizando 121, um crescimento de 450% em relação a 2010.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.