quarta-feira, 8 de Maio de 2013 11:36h Gazeta do Oeste

Jaime Martins cumpre agenda nos Estados Unidos

Comitiva formada por parlamentares, empresários do setor de gás, executivos da Petrobras e técnicos do governo, debatem exploração do gás xisto em agendas nas cidades de Washington e Pittsburgh nos EUA

Comitiva formada por parlamentares, empresários do setor de gás, executivos da Petrobras e técnicos do governo, debatem exploração do gás xisto em agendas nas cidades de Washington e Pittsburgh nos EUA. O deputado federal Jaime Martins (PR/MG) e integrantes da Frente Parlamentar Mista Pró-Gás do Congresso Nacional, cumprem essa semana (6 a 11 de maio) missão oficial nas cidades de Washington e

Pittsburgh, nos EUA, a fim de conhecer as políticas de venda, consumo e exploração das jazidas de gás de xisto (shale gas).
A visita tem caráter diplomático e de aproximação entre os governos dos Estados Unidos e do Brasil, uma vez que promove a aproximação no setor de energia entre os dois países. O gás de xisto, extraído da rocha, é apontado como a alternativa viável e o caminho para a independência energética de vários países nos próximos anos.

Segundo Jaime Martins, a missão tem como objetivo discutir e propor medidas para o desenvolvimento do setor energético no país. “Temos o desafio de propor medidas para que o mercado brasileiro ganhe eficiência e contribua para aumentar os níveis de competitividade da economia, além de ampliar a utilização de energia limpa no país. Em breve, o gás de xisto, também chamado de gás não convencional, começará a ser explorado no Brasil e segundo informações da ANP (Agência Nacional do Petróleo), as reservas de gás em terra podem ultrapassar as do pré-sal. Projeções indicam potencial de reservas de 500 TFC (trilhões de pés cúbicos), o dobro dos 226 TFCs conhecidos até hoje. Por isso, estamos debruçados sobre esse tema e a missão oficial tem o caráter de intercâmbio de informações, com o interesse de promover o crescimento do nosso país”, disse.
Além de parlamentares, participam da comitiva brasileira empresários do setor de gás, executivos da Petrobras e técnicos do governo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.