sexta-feira, 12 de Setembro de 2014 06:38h Atualizado em 12 de Setembro de 2014 às 06:48h. Jotha Lee

Jaime Martins e Fabiano Tolentino lideram pesquisa de intenção de votos

Marina e Dilma disputam voto a voto preferência do eleitor divinopolitano

Foram divulgadas ontem na sede da Regional Centro-Oeste da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) duas pesquisas de intenção de votos realizadas em Divinópolis e em outras doze cidades da região Centro-Oeste de Minas. A divulgação do levantamento foi feita durante reunião do Fórum Permanente Divinópolis, criado por entidades de classe, com o objetivo de acompanhar a evolução eleitoral na cidade. As duas pesquisas foram encomendadas pela Rádio Minas (Sistema MPA de Comunicação) e realizadas pelo Instituto Dividados, sob coordenação do sociólogo, Márcio Zacarias Lara.
O levantamento consultou os eleitores de Divinópolis e região sobre suas intenções de votos para presidente, senador, governador e deputado federal e estadual. De acordo com Márcio Zacarias, para deputado estadual e federal foi feito somente o levantamento espontâneo, pois seria impossível para o pesquisador apresentar os 698 candidatos a deputado federal por Minas Gerais e os 1.199 concorrentes à Assembleia Legislativa em uma pesquisa estimulada, conforme determina a legislação eleitoral. As duas pesquisas têm uma margem de confiança de 95% e, de erro, de 4,9% para mais ou para menos, conforme explicou Márcio Zacarias.

 

 

 

 

DIVINÓPOLIS
A pesquisa de intenção de votos em Divinópolis foi realizada nos dias 4 e 5 desse mês e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-00081/2014. Foram ouvidos 400 eleitores no Centro, Santo Antônio dos Campos e em mais 35 bairros. Para presidente e governador, foram pesquisas estimuladas, enquanto para deputados federal e estadual, o levantamento foi através de resposta espontânea do entrevistado.
O levantamento estimulado para a presidência da República mostra Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT) disputando voto a voto a preferência do eleitor divinopolitano. Marina aparece com 32,25% das intenções, enquanto Dilma tem 32%. Aécio Neves (PSDB) fica em 3º lugar, com 24,75%. Já na corrida para o governo do Estado, Fernando Pimentel (PT) lidera com 32,5%, seguido de Pimenta da Veiga (PSDB), que obteve 27%.
Para o Senado, Antônio Anastasia (PSDB) lidera com 21% da preferência, seguido por Josué Alencar (PMDB), que atingiu 4%. Na corrida para a Câmara dos Deputados, em pesquisa espontânea, Jaime Martins (PSD) lidera com 29,5%. Já para a Assembleia, Fabiano Tolentino (PPS) lidera com 26,25% das intenções de votos.

 

 

 

 

FIQUE SABENDO
•  O total de votos indicado como a possível votação de cada candidato foi calculado pela Gazeta do Oeste e significa o quadro apresentado hoje pela pesquisa. Os cálculos levaram em conta as prováveis perdas com brancos e nulos e excluíram os indecisos, que por enquanto não são computados para nenhum concorrente. O cálculo também desconsiderou as abstenções e a margem de erro prevista pela pesquisa. A provável votação foi calculada somente para situar o leitor da eventual quantidade de votos que o candidato receberia hoje, situação que certamente sofrerá alterações com o andamento da campanha eleitoral, já que ainda restam 23 dias para o pleito.
• Na edição de amanhã, a Gazeta do Oeste apresentará o panorama da região, além de análise e repercussão da pesquisa.

 

 

 

Crédito: Jotha Lee

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.