quarta-feira, 23 de Maio de 2012 08:58h Gazeta do Oeste

Jaime Martins participa de debate sobre Greve

O deputado Federal Jaime Martins (PR) se reuniu na tarde de ontem (21), no Campus V do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) em Divinópolis para debater com o conselho de professores locais as principais reivindicações da categoria que está em greve desde a quinta-feira (17) da semana passada. Em todo o país, já se somam 44 centros de ensino federal em greve, sendo 41 universidades e os professores do Cefet/ MG, do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) e do Instituto Federal e Tecnológico do Sudeste de Minas.

De acordo com Jaime Martins as principais demandas dos grevistas dizem respeito aos planos de valorização da carreira e da melhoria da qualidade de ensino e trabalho dos docentes, além de pedidos específicos de cada instituição.  “É uma situação que nos preocupa, pois existe um desgaste para a instituição, para os professores e, principalmente, para os alunos que são afetados pela falta de aula. Nesse sentido, estou à disposição para os debates com os professores, entidades de classe e com o governo federal e estadual. Sabemos que cada instituição que esta em greve tem algumas demandas especifica, mas no geral, todas pleiteiam um novo plano de carreira com valorização, que a meu ver é justa e necessária, uma vez ate que as negociações salariais com os sindicatos participantes começaram em agosto do ano passado. Farei um pronunciamento na Câmara dos Deputados ainda essa semana sobre esse tema e já estou em contato com o Diretor-Geral do Cefet/MG, Prof. Márcio Silva Basílio, para formalizarmos uma agenda com o Prof. Luiz Carlos do Cefet/Divinópolis. Acredito que essa semana as negociações irão avançar. Se possível, vamos também construir uma agenda com a Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do Ministério da Educação para tratar da questão da greve e também de outras demandas de investimentos no Campus V que precisam ser aceleradas”, adiantou Jaime.


Entre as demandas especificas do Cefet Divinópolis / Campus V, Jaiminho Martins falou sobre as obras de ampliação do Campus, novos prédios, contratação de professores efetivos e também de certificações para que a unidade possa receber o Centro de Excelência em Educação Ferrovia, projeto que já esta em andamento com o governo Federal e entidades privadas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.