quarta-feira, 23 de Outubro de 2013 04:49h

Jaime Martins preside audiência pública sobre segurança dos documentos de veículos e de habilitação

O deputado federal Jaime Martins (PSD/MG) presidiu na tarde de ontem (22), no Plenário 11 da Câmara dos Deputados, uma audiência pública conjunta das comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Viação e Transporte, para tratar de me

O deputado federal Jaime Martins (PSD/MG) presidiu na tarde de ontem (22), no Plenário 11 da Câmara dos Deputados, uma audiência pública conjunta das comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Viação e Transporte, para tratar de melhorias da segurança dos documentos de veículos e de habilitação.

Durante o encontro, foi realizada a apresentação de um estudo, feito por um grupo de trabalho do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), sobre o tema.  “Existe hoje uma demanda crescente de emissão de documentos e nós estamos trabalhando cada vez mais para garantir a qualidade, a autenticidade e segurança dos documentos emitidos. Dentro desse parâmetro, estamos em constante processo de aperfeiçoamento, conversando com diversos setores e trabalhando para melhoria e segurança da população”,  afirmou o coordenador-geral de Informatização e Estatística do Denatran, Roberto Craveiro Rodrigues.

Para Jaime Martins, é fundamental o estabelecimento de um padrão técnico e unificado. “Acredito que esse seja o caminho, uma vez que observamos em outros países, especialmente, europeus, a adoção de um sistema integrado e único, facilitando os processos de fiscalização, rastreamento e segurança de veículos e condutores”, afirmou.

Ainda segundo o parlamentar, “a partir da base de dados e documentos existentes, tantos de habilitação, como de veículos, será importante proporcionar uma integração e migração para as novas mídias e tecnologias, gerando mais segurança para o setor ", finalizou Martins, citando como exemplo o recadastramento biométrico promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foram convidados e participaram da Audiência Pública o coordenador-geral de Informatização e Estatística do Denatran, Roberto Craveiro Rodrigues; o chefe da divisão de Passaportes da Polícia Federal, Juner Caldeira Barbosa; o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato da Silveira Martini; o presidente-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid), Célio Ribeiro; e o presidente do Detran de Sergipe, João Bosco da Costa, representado a Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.