segunda-feira, 6 de Junho de 2011 09:18h Flávia Brand?o

Lideranças políticas reivindicam melhorias para segurança pública

Com o objetivo de buscar melhorias para a segurança pública de Divinópolis, estiveram reunidos, ontem (3), na Cidade Administrativa, com o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, os deputados federais Domingos Sávio (PSDB), Jaime Martins (PR), o secretário Operações Urbanas da Prefeitura de Divinópolis, Adilson Quadros - representando o prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) - a assessora do deputado Fabiano Tolentino (PRTB), Denize Vieira, o presidente da ACASP, José Vitor de Freitas, os promotores Carlos José Fortes e Gilberto Osório e a delegada regional da Polícia Civil, Aparecida Quadros.   Na oportunidade, o Secretário Andrada firmou compromissos com Divinópolis, que irá receber a próxima Região Integrada de Segurança Pública (RISP) e uma visita do subsecretário de Defesa Social nas próximas semanas para verificar um local adequado para abrigar menores infratores presos em flagrantes, que aguardam julgamento.


De acordo com o deputado Jaime Martins fizeram também parte da pauta do encontro outros assuntos como a definição de local para construção da regional da Polícia Civil e a reivindicação de verbas para implantação do projeto Olho Vivo, que prevê a implantação de 45 câmeras de segurança para o combate a criminalidade em Divinópolis.

 

 

Compromissos

 

Atualmente, Divinópolis não dispõe de uma estrutura adequada para receber menores presos em flagrante, sendo assim muitas vezes esses são soltos mesmo tendo um histórico de delitos, já que não podem ser encaminhados para o Centro Sócio-educativo, antes do posicionamento do juiz.  De acordo com o deputado Jaime, o secretário se comprometeu a resolver essa questão da detenção de menores. “Ficou acertado que o subsecretário de Defesa irá a Divinópolis localizar um espaço adequado e mandar fazer a reforma para aqueles menores detidos, não tenham que ser liberados imediatamente, ou seja, possam enfim aguardar até que o juiz delibere sobre encaminhamento ao Centro Sócio-educativo ou eventualmente a sua soltura”, declarou.


Além disso, ficou acertado também que a próxima sede da Região Integrada de Segurança Pública (RISP) será em Divinópolis e provavelmente onde se localiza hoje o antigo Armazém Mineiro, situado na rua Pernambuco. “O secretário nos deu a palavra que a próxima RISP será implantada em Divinópolis. Inclusive serão estudadas alternativas de instalar a RISP, onde é o antigo Armazém Mineiro, fazendo assim uma permuta do imóvel para que ele possa ser utilizado para a implantação da RISP e também da regional da polícia civil”, declarou.

Olho Vivo

Outro pleito da reunião foi o apoio do Estado para implantação do Projeto Olho Vivo. Segundo informações da assessoria de comunicação do deputado Domingos Sávio foi apresentado ao secretário o compromisso do Governo Federal de repassar a verba de R$ 500 mil para implantação do programa em Divinópolis.   Na ocasião, o secretário de Estado, Lafayette Andrada afirmou que o Estado irá se comprometer com a contrapartida de mesmo valor, ou seja, R$ 500 mil, assim que a União liberar a verba determinada. 


Os deputados avaliaram como muito positiva a reunião que sinalizou várias melhorias na área de segurança pública para Divinópolis. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.