terça-feira, 24 de Março de 2015 12:13h

Lideranças políticas se unem pela segurança pública de Divinópolis

Deputados, juntamente com representantes da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp), se reuniram nessa segunda (23) com o Secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana

Deputados, juntamente com representantes da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp), se reuniram nessa segunda (23) com o Secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, para tratar de melhorias na segurança pública na cidade de Divinópolis. Entre as demandas discutidas, estava o aumento do efetivo das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, assim como da frota dessas entidades, e principalmente, expansão do presídio Floramar.

“O presídio Floramar está superlotado, com quase o triplo de presos do que tem capacidade. As obras de ampliação estão paradas e uma das pautas dessa nossa reunião foi justamente a retomada dessa ampliação. O secretário Santana já prontificou a retomar as obras o quanto antes e vamos trabalhar para que isso aconteça”, destacou o Deputado Estadual Fabiano Tolentino (PPS), reforçando que a segurança pública abrange várias áreas e que é preciso atuar em todas para um resultado mais efetivo.

Sobre o aumento do contingente da Polícia Militar e da Polícia Civil, durante a reunião o secretário destacou que está em processo a realização de um concurso público com previsão de quase 2.500 vagas para a PC e outras 9.000 para a PM. “Cobramos também o aumento da frota para essas duas entidades, já que os veículos são ferramentas fundamentais para que os policiais possam desempenhar seus trabalhos, em especial em áreas rurais. O secretário assegurou que haverá empenho também nesse sentido”, comentou Tolentino.

O Deputado Federal Domingos Sávio (PSDB) destacou que conseguiu incluir ampliação na emenda de bancada na Câmara dos Deputados, em R$ 25 milhões para a segurança pública. “Essa reunião aqui na Cidade Administrativa demonstra que trabalhamos unidos por Divinópolis, supra partidários, buscando o melhor para nossa cidade”, ressaltou o parlamentar.

Além dos Deputados Tolentino e Domingos, e do secretário Bernardo Santana, a reunião contou também com a presença do secretário adjunto de Estado de Defesa Social, Rodrigo Teixeira, o vice prefeito de Divinópolis, Rodrigo Resende (PDT), representante do Deputado Federal Jaime Martins, e do presidente e do vice presidente da Acasp de Divinópolis, José Vitor e José Levi, respectivamente.

“Viemos aqui tratar de demandas que foram apontadas em reuniões realizadas pela Acasp em Divinópolis, no 23º Batalhão da Polícia Militar. O efetivo é talvez a principal demanda, já que as forças de segurança pública precisam de contingente para poder trabalhar. Temos também a necessidade de mais viaturas, a implantação de um estande de tiro para a Polícia Militar e a ampliação do presídio Floramar”, detalhou José Vitor.

Ao final da reunião, Santana fez questão de destacar o trabalho que a Acasp realiza em Divinópolis. “É um exemplo que merece ser seguido. A sociedade civil organizada deve, sim, participar dos assuntos relacionados à segurança pública, servindo como uma ponte entre o Estado e a sociedade, mostrando quais são e onde se encontram as principais demandas que precisam ser sanadas”, comentou.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.