terça-feira, 14 de Agosto de 2012 11:09h Gazeta do Oeste

"Liguei para o Jefferson e avisei que vou levar cigarros em Bangu 8", diz defesa

Em tom de brincadeira, durante o intervalo da sessão desta segunda-feira que ouve as defesas dos réus do mensalão, o advogado de Roberto Jefferson, Luiz Francisco Barbosa, falou que ligou para o ex-parlamentar para dizer que “as visitas íntimas em Bangu 8 são trimestrais”.

No intervalo, ele conversou com a imprensa na saída do plenário do Supremo Tribunal Federal. “Brinquei com o Jefferson e avisei que vou levar cigarros lá em Bangu 8 para ele”. Apesar da brincadeira, Barbosa afirmou que não acredita na condenação de Roberto Jefferson. O ex-parlamentar denunciou o esquema e responde pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Durante sua sustentação no plenário, Barbosa afirmou aos ministros que o ex-presidente Lula "chegou a lacrimejar" quando soube da existência do mensalão. No entando, em sua defesa, o advogado também disse, sobre o mensalão, que "Lula não só sabia, como também ordenou".

A terceira semana de julgamento do mensalão começou nesta segunda com a defesa de mais cinco réus, entre eles quatro ex-deputados. É a última etapa da fase de defesa.

A expectativa é de que a fase das defesas acabe no próximo dia 15. Em seguida, começa a etapa dos votos dos ministros da Suprema Corte, começando pelo relator Joaquim Barbosa.

Ele disse que seu voto tem cerca de mil páginas, mas que pretende apresentar um resumo. Porém, o advogado Márcio Thomaz Bastos pediu que os 11 ministros apresentem seus votos por inteiro, sem sínteses.

Antes dele, foi apresentada a defesa de Carlos Alberto Rodrigues Pinto, conhecido como Bispo Rodrigues. O advogado Bruno Alves Pereira de Mascarenhas Braga, o primeiro defensor a falar no julgamento da ação penal 470 hoje, falou aos ministros da Corte que seu cliente “não exerce mais nenhuma atividade religiosa.

Em toda sua sustentação, Barbosa fez críticas ao ex-presidente Lula e ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.