terça-feira, 23 de Outubro de 2012 10:59h Carla Mariela

Maioria dos Vereadores reeleitos expressam vontade de ser presidente da Câmara Municipal no próximo ano

Após a Reunião Ordinária da última quinta-feira, na Câmara Municipal de Divinópolis, a maioria dos parlamentares reeleitos ouvidos pela Gazeta afirmaram que tÊm a vontade de fazer parte da mesa-diretora como presidente do Poder Legislativo. De acordo com o atual presidente da Câmara, Anderson Saleme (PR), ainda não há previsões para a eleição referente à presidência, não há nomes de vereadores para compor esse cargo, mas há a vontade de muitos para conduzir os trabalhos durante o ano de 2013.

 


Segundo informações, as funções do presidente da Câmara de Vereadores ocorrem conforme a Lei Orgânica do Município e pelo Regimento Interno da Câmara. Dentre os diversos setores da Casa, existe um deles, que é a chamada Secretaria Geral, que tem como representante o Vander Lúcio Penha, cujo objetivo é gerenciar todos os setores administrativos da Câmara e orientar o presidente da Casa Legislativa sobre as suas tomadas de decisões, para que ele tenha o cuidado e a segurança de realizar ações sempre dentro da legalidade sem infringir a lei e sem contrariar o que o Tribunal de Contas determina.

 


“A função da Secretaria é gerenciar os setores da Casa e também ajudar o presidente, sempre orientando nas questões administrativas na câmara, principalmente, no momento da reunião com relação aos procedimentos regimentais”, disse Vander Lúcio.

 


O parlamentar reeleito, Adair Otaviano (PMDB) ressaltou que por já ter passado tanto tempo na Casa Legislativa, almeja um dia passar pela presidência. “Se eu tiver condições de formar minha mesa, com certeza serei candidato à presidência, se eu não der conta, vou conversar com os demais colegas, ou talvez compor com algum ou outro. Mas, estou com o nome proposto para tentar ser o presidente da Câmara de 2013, porém primeiramente o que nós temos que fazer é conseguir montar uma chapa. Precisa-se de quatro vereadores para termos uma chapa. Se eu conseguir colocar esses quatros vereadores juntos, com certeza irei disputar uma vaga a presidência dessa Casa. Já estamos conversando com todos que almejam a ser presidente aqui da Câmara. Nós queremos buscar essa presidência mas por meios saudáveis e amigáveis”, relatou.

 


O atual presidente, Anderson Saleme (PR), ao ser entrevistado disse que o processo de eleição não está aberto ainda. “O meu nome está colocado e na verdade todos os vereadores são pré-candidatos até que abram mão dessa condição. Não houve ainda conversação com os vereadores. Já está sendo ventilado que alguns têm interesse, mas não há nada de concreto em relação a esse processo da eleição do novo presidente. Eu estou também com o meu nome colocado como todos estão. Não há ainda definição de preferência e nem dos candidatos e composição da mesa-diretora”, destacou.

 


O parlamentar Edmar Rodrigues (PSD), afirmou que ele pretende sim ser o presidente da Casa Legislativa. “Eu tenho um interesse grande, eu sei que é uma responsabilidade muito grande de ser o presidente dessa Casa. Já fui presidente duas vezes em três anos e acho que estou preparado para administrar mais um mandato e espero ter apoio dos colegas vereadores que foram reeleitos e dos novatos que estão chegando. Espero contar com o apoio deles. Não quero fazer nada que venha forçar que eles votem em mim. Vou conversar com todos para que eu possa ter o nome em um consenso e trabalhar aqui na Casa por Divinópolis mais um mandato como presidente”, declarou.

 


De acordo com o vereador reeleito Rodyson do Zé Milton (PSDB), ele ainda não conversou com o seu grupo partidário para decidir. “Todos tem o interesse de ser presidente da Câmara, mas ainda não decidimos se serei candidato. Tenho que conversar com meu partido para tomar uma decisão oficial”, esclareceu.

 


Já o parlamentar Hilton de Aguiar (PMDB), informou que ele ainda quer aprender cada vez mais com a Casa Legislativa. Para ele, quem ganhar representará muito bem.

 


Por fim, a maioria dos vereadores reeleitos tem a vontade de fazer parte da mesa-diretora como presidente. A mesa é composta pelo presidente, vice-presidente, 1º Secretário e 2º Secretário.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.