sábado, 1 de Fevereiro de 2014 04:05h Atualizado em 1 de Fevereiro de 2014 às 04:20h. Simião Castro

Mais de cem educadores tomam posse na rede municipal

Profissionais assumem equipes gestoras das escolas para mandato de 2014 a 2016.

"Estamos diretores, mas somos professores", disse Edircilene Guerra Araújo ao tomar posse do cargo ontem, em cerimônia realizada na prefeitura. Ela discursou representando os 112 profissionais – entre diretores, vice-diretores e diretores pedagógicos – que compõem as novas equipes gestoras das 55 escolas da rede municipal de ensino, e nove professores recém aprovados em concurso.
Edircilene falou do privilégio que é ser professor e disse que ela e todos os recém empossados têm consciência da responsabilidade que assumem. Ela afirmou que pretendem corresponder às expectativas das comunidades sobre o trabalho deles, e que tem certeza de que vão conseguir enfrentar os desafios que virão.
Ela completa dizendo que “o crivo de um mandato letivo nos foi conferido com confiança de que faremos valer os direitos e deveres da educação. E acima disso não pode pairar nada.” Ela, em nome de todos, assume – além do cargo – o compromisso de continuar contribuindo para o aperfeiçoamento da sociedade por meio de seu trabalho.
A secretária Municipal de Educação, Eliana Cançado, também ressaltou o aval da comunidade em atribuir a essas equipes a função de gerenciar as escolas municipais e os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), uma vez que foram feitas eleições diretas para os cargos. "É como um filho que vocês passam a ter", afirmou, sobre as escolas que vão passar a administrar. E disse que é importante que as equipes gestoras formem uma comunidade na escola, valorizando as pessoas e colocando os alunos em primeiro lugar.
Eliana disse que para um gestor precisa ser "justo, companheiro, aberto e trabalhar em prol do bem comum" para ser diretor, e aconselhou que os que agora assumem sejam bons ouvintes e procurem sempre fazer um trabalho colaborativo. “Nós somos um grupo que quer ter um único objetivo: educar bem aquelas crianças e jovens que estão sob a nossa guarda e formá-los cidadãos”
Em seu discurso o prefeito, Vladimir Azevedo, disse que a estratégia de educação infantil tem sido remodelada em seu governo, e que a pasta como um todo é sua prioridade. E garantiu aos novos gestores que de nenhuma forma eles serão expostos a pressões políticas.
Ele afirma que os diretores têm a responsabilidade de defender a escola, a educação e a comunidade em que estão inseridos, chamando a isso interesse maior. E enalteceu as pessoas dos diretores, na função de guias das escolas. “Liderança fundamental em uma célula em que está o maior patrimônio da nossa cidade: os pequenos cidadãos.”

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.