quinta-feira, 11 de Julho de 2013 05:38h Carla Mariela

Manifestantes propõem mudança das reuniões da Câmara para as 17h

Manifestantes e representantes da Câmara tiveram um segundo encontro para debater sobre a mudança de horário das reuniões ordinárias. Após a apresentação dos primeiros levantamentos técnicos apresentados por parte do Legislativo, uma nova proposta foi fei

Manifestantes e representantes da Câmara tiveram um segundo encontro para debater sobre a mudança de horário das reuniões ordinárias. Após a apresentação dos primeiros levantamentos técnicos apresentados por parte do Legislativo, uma nova proposta foi feita pelos manifestantes e será avaliada pelos vereadores.

No primeiro encontro, realizado na terça-feira (09), foram pontuados sobre estudos necessários sobre gastos diante a possível mudança passando a reunião de 14h para 19h; a concessão do sinal digital para a transmissão das reuniões; o número e nomes dos integrantes das comissões permanentes; o custeio do material para adaptação da TV digital; dentre outros.
Houve a sugestão do procurador da Câmara, Roberto Franklin de Sousa, para que os cidadãos participem dos trabalhos que são realizados por meio das comissões permanentes, uma vez que são nestes momentos que são analisadas as matérias que entram para votação. A controladora da câmara, Rosângela Santos, acrescentou que este encontro com as comissões permanentes é o momento crucial para a população ter voz ativa.
Ontem, após o segundo encontro, a Secretária Geral da Câmara, Vanícia Rocha, afirmou que houve um avanço e que a reunião foi produtiva. Ela explicou que no primeiro encontro o Poder Legislativo apresentou, para os representantes do manifesto, como é o funcionamento da Casa Legislativa, das comissões, de horários, de como a participação popular pode ser efetivamente realizada dentro da sede, independente da questão de horário de reunião. “Neste segundo encontro, eles já trouxeram uma proposta bem amadurecida, eles entenderam as nossas colocações com relação ao horário da reunião às 19h, que seria um horário tarde e trouxeram a proposta das 17h que eu acho que já está caminhando”.
Segundo a Secretária Geral, será feito um outro estudo sobre o novo horário sugerido pelo movimento, e o mesmo será apresentado aos 17 vereadores. “Vamos fazer um novo estudo, e nos comprometemos em repassar para os vereadores a proposta de mudar de 14h para ás 17horas. Caso os parlamentares estejam de comum acordo com o novo horário, será feito um Pré-projeto por parte do Legislativo para entrar em apreciação após o recesso parlamentar”, frisou.
Vanícia Rocha deixou claro que enquanto Secretária Geral do legislativo, ela está muito feliz neste momento, pelo fato de perceber que conseguiu mostrar para os jovens o que a Câmara realmente é, o que ela pode proporcionar para a população e como esta pode participar dentro da sede. “Estamos abertos a qualquer debate, a qualquer diálogo, não só do movimento, mas com qualquer outro representante da comunidade”, disse.
O professor e também integrante do movimento, Leonardo Santos, destacou que a equipe técnica da Câmara está atendendo as expectativas do movimento oferecendo muitas informações que são importantes para eles negociarem. Segundo ele, os ofícios que foram protocolados no primeiro encontro já foram respondidos. Por fim, ele abordou que a equipe de fato está se esforçando para chegar a uma decisão consensual entre as partes, uma vez que a ideia é que todos saem ganhando.

Comissões permanentes

A nomeação dos vereadores para as comissões permanentes está baseada na portaria CM 057 de 19 de fevereiro de 2013. Para a Comissão de Justiça, Legislação e Redação como efetivos estão os vereadores: Marcos Vinícius, Adilson Quadros e Rodrigo Kaboja. A segunda comissão montada é a de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Como efetivos estão: Adilson Quadros, Rodrigo Kaboja e Adair Otaviano. Já a terceira é relacionada com a Administração Pública, Infraestrutura, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Econômico. Os efetivos desta comissão são: Marcos Vinícius, Edmar Rodrigues e Anderson Saleme.

A comissão de Direitos Humanos e Defesa Social têm como efetivos os vereadores Edimar Félix, Edmar Rodrigues e Hilton de Aguiar. Já a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, quem faz parte dela são: Piriquito Beleza, Hilton de Aguiar.
A sexta comissão permanente referente à Saúde, Meio Ambiente e Ciência foi formada pelos efetivos: Nilmar Eustáquio e Adilson Quadros, como suplentes estão Rodrigo Kaboja, Anderson Saleme e Marcos Vinícius.
Por fim a última comissão é a de Participação Popular composta pelos efetivos Careca da Água Mineral, Edimar Máximo e Edimilson Andrade.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.