terça-feira, 5 de Julho de 2011 16:07h Atualizado em 6 de Julho de 2011 às 11:17h. Flávia Brandão

Mauro Corgozinho, ex-presidente da Câmara Municipal, faleceu ontem

O ex-presidente da Câmara Municipal, Mauro Corgozinho Raposo, faleceu ontem (5) de ataque cardíaco, aos 79 anos, deixando um grande legado de feitos e se eternizando como figura política marcante para a história de Divinópolis. O velório e sepultamento foram realizados, ontem, no cemitério Parque da Serra. O presidente da Câmara, Pastor Paulo César (PRB), decretou três dias de luto em homenagem ao ex-parlamentar e a Itamar Franco, senador e ex-presidente, que faleceu no último sábado (1).


Mauro Corgozinho iniciou a atividade parlamentar, em 1963, como suplente. Em 1976, foi eleito pela ARENA ocupando a  presidência do Legislativo Municipal em 1977 e 1981, sendo seu mandato até 1983. Como resultado do seu trabalho e empenho foi criada a Agência Regional do IPSEMG; construída a Escola  Estadual do Bairro das Nações; adquirido o primeiro veículo para uso do legislativo, uma Brasília; ofereceu apoio político para instalação do SENAI, CESU; para asfaltamento da ligação com a BR-262; construção do conjunto habitacional Danilo Passos e outras obras e benefícios  implantados em Divinópolis.


O ex-presidente foi também Juiz de Paz em Santo Antônio dos Campos e em 1989 foi nomeado pelo prefeito Galileu Teixeira Machado, chefe de Divisão Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, sendo homenageado neste mesmo ano como Cidadão Honorário.  Conhecido também como autor de vários livros que narram à história de Divinópolis, Mauro Corgozinho recentemente havia assumido o compromisso de realizar duas palestras para o “Projeto Divina História”- de autoria do Legislativo - que irá através de explanações com diversas personalidades e estudiosos relembrar fatos curiosos da história de Divinópolis resultando em um livro em comemoração ao Centenário.


Mauro Corgozinho registrou como último ato de sua trajetória o pedido de doação de suas córneas, o qual foi atendido pela família.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.