segunda-feira, 25 de Maio de 2015 13:37h

MDS participa da 18ª Marcha dos Prefeitos

Secretária nacional de Assistência Social, Ieda Castro abordará os desafios na gestão municipal. Técnicos do ministério também fazem atendimento sobre programas sociais do governo federal

Pelo nono ano consecutivo, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está presente na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A 18ª edição do evento, conhecido como Marcha dos Prefeitos, reúne chefes do executivo municipal e gestores de hoje (25) até quinta-feira (28) em Brasília.

A secretária nacional de Assistência Social do MDS, Ieda Castro, participa na quarta-feira (27), às 13h30, de arena temática sobre os Desafios na Gestão Municipal da Assistência Social. No encontro, serão abordados os papeis e responsabilidades dos governos federal e estaduais e das prefeituras no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e os mecanismos de repasse dos recursos federais.

Os prefeitos podem ainda consultar técnicos das secretarias nacionais para orientá-los sobre as políticas e os programas sociais. O MDS terá dois pontos de atendimento no estande do governo federal, localizado na en trada do auditório do Centro de Convenções, garantindo uma aproximação e um contato direto do ministério com os gestores municipais.

A Marcha é uma oportunidade de ouvir e discutir as necessidades dos prefeitos e firmar parcerias estratégicas que encurtem os caminhos para o crescimento no país. Assuntos como reforma política, educação municipal, reinserção social de usuários de drogas, resíduos sólidos, mobilidade e planejamento urbano, marco regulatório das organizações da sociedade civil e tecnologias digitais estão entre os temas da programação deste ano.

A participação do MDS na Marcha dos Prefeitos desde 2007 resultou em ganhos concretos para os municípios e para a população. As políticas sociais coordenadas pelo ministério estiveram presentes em todas as pautas e programas, como o Bolsa Família, tiveram destaque ao longo dos anos.

O diálogo com as prefeituras sobre assistência social impactou na ampliação dos recursos federais para a rede de proteção s ocial e na consolidação do Suas. Outra conquista foi a assinatura do Plano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, resultando a liberação de recursos para o MDS no valor de R$ 100 milhões. O aumento nos recursos para a ampliação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na escola e o reforço da importância no enfrentamento ao trabalho infantil tiveram destaque nesses anos.

O aumento no investimento em segurança alimentar e nutricional, a preocupação com a coleta seletiva e o esforço para que os municípios incluíssem os catadores no Cadastro Único também foi pauta nas últimas Marchas dos Prefeitos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.