sexta-feira, 17 de Outubro de 2014 10:28h

Ministro apoia evento de turismo rural no ES

Vinicius Lages visitou empreendimentos de agroturismo na região de montanhas do Espírito Santo e participou da abertura do seminário sobre o tema, para discutir estratégias de desenvolvimento do setor

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, visitou na última quarta-feira (15) diversas propriedades do Espírito Santo que trabalham com o turismo rural na região das Montanhas Capixabas. À noite, participou da abertura do Seminário de Turismo Rural e Agroturismo do estado, realizado na cidade de Venda Nova do Imigrante, município a cerca de 100 km da capital Vitória.

A programação do seminário segue nesta quinta-feira (16) com temáticas voltadas aos desafios do segmento, estratégicas de marketing do Ministério do Turismo e as possibilidades para maior desenvolvimento do turismo no Estado. Também estão presentes no encontro a diretora de marketing do Ministério do Turismo, Luciana Paiva, e o coordenador de produtos e destinos do MTur, Cristiano Borges, além da secretária de Estado do Turismo, Diomedes Maria Caliman Berger, entre outras autoridades.

Proprietários de fazendas e restaurantes da região como a Primeira Casa do Turista, na Rota do Lagarto, além da propriedade rural IG do Socol e a fazenda Carnielli, foram visitadas pelo ministro Vinícius Lages na quarta-feira. Alguns desses empreendedores vão compartilhar suas experiências de sucesso com os participantes do seminário.

Em entrevista, o ministro Lages falou sobre a importância de divulgar o Brasil para os brasileiros e mencionou a estratégias de marketing do MTur neste sentido. “Temos que ter novos produtos turísticos para oferecer e fazer com que eles sejam conhecidos pelos brasileiros e estrangeiros. O Espírito Santo tem um enorme potencial a ser explorado, tanto na área de turismo rural como no turismo de eventos, e em breve também no turismo religioso com a beatificação do Padre Anchieta”, disse Vinicius Lages.

O ministro participou ainda, na noite de quarta-feira, de um jantar, em Pedra Azul, Domingos Martins. O jantar foi realizado pelo Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB) e o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com apoio da Setur (Secretaria de Estado de Turismo) e das Prefeituras de Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante, e fez alusão a 36ª Festa da Polenta que iniciou no último dia 10 e encerra no próximo domingo, 19.

O MTur vem apoiando desde 2010 o Projeto Talentos do Brasil Rural, criado e executado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa tem foco na promoção e comercialização de produtos, serviços e destinos da agricultura familiar. Num primeiro momento foram escolhidos 23 roteiros de turismo composto por 54 municípios e cerca de 400 empreendimentos rurais no entorno das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.