quarta-feira, 3 de Junho de 2015 09:55h

Ministro garante recursos para obras do metrô de Belo Horizonte

Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, reuniu-se hoje com governador Fernando Pimentel e assegurou também a construção de quase 400 mil moradias no programa Minha Casa, Minha Vida

Durante reunião com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, nesta terça-feira (2/6), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, garantiu o repasse dos recursos necessários para as obras de ampliação da Linha 1 e a construção da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte.
Segundo o governador, o encontro, que reuniu todos os secretários do ministério e do governo, foi “extremamente positivo”. “O ministro veio trazer para nós um quadro, um cenário dos programas do ministério que estão em andamento aqui em Minas Gerais e discutimos algumas outras questões para o futuro”, destacou Pimentel.
Uma das principais demandas da população da capital, a ampliação e construção de novas linhas do metrô, deverá sair finalmente sair do papel. De acordo com o ministro Kassab, diversos recursos e projetos do governo federal não foram aproveitados pelo governo anterior e, após o encontro, ele garantiu prioridade nos investimentos por parte do governo federal.
“Podemos afirmar que já assumimos um compromisso com o governo do Estado em liberar os recursos necessários, este ano, para o mínimo de investimentos necessários para que não tenhamos nenhuma solução de continuidade nos anos seguintes da execução e implantação dessas duas importantes obras (as linhas do metrô), que são prioridades tanto para o governador Pimentel quanto para a presidenta Dilma Rousseff”, afirmou Kassab durante coletiva à imprensa.
O ministro garantiu que, apesar da queda nos investimentos por parte do governo federal neste ano, a parceria entre os governos poderá assegurar que a obra seja entregue dentro dos prazos estabelecidos. “As linhas 1 e 2 continuarão como prioridade das nossas ações no estado de Minas Gerais no que diz respeito à mobilidade urbana. Construiremos um cronograma que nos permita entregar as obras dentro dos prazos acertados”, afirmou.
Além da expansão da Linha 1, que liga a região de Venda Nova, em Belo Horizonte, ao bairro Eldorado, em Contagem, o projeto da Linha 2 deverá ser composto por dois trechos. O primeiro ligará o bairro Nova Suíça ao Barreiro e o segundo, Santa Tereza à Praça Raul Soares, no centro da cidade. Segundo o ministro, os estudos em andamento para a implantação da Linha 3 continuarão sendo feitos para que sejam implementados após o andamento dos dois primeiros projetos.

Minha Casa, Minha Vida
Minas Gerais também deverá ser beneficiada com a construção de cerca de 390 mil unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida até 2018. Segundo o ministro Kassab, a fase três do programa deverá dobrar o número de casas entregues no estado.
“Minas Gerais já foi beneficiada com 390 mil unidades. Na fase três do programa, será beneficiada com algo parecido. Portanto, em nove anos do programa, que foi iniciado em 2009 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e irá terminar em 2018 com a presidenta Dilma, Minas Gerais poderá ser atendida com quase 800 mil unidades habitacionais. Isso significa aproximadamente 3,2 milhões de pessoas beneficiadas, o que é um número extraordinário. É um dos maiores programas habitacionais do planeta”, afirmou o ministro Kassab.
Entre as outras ações discutidas pelo governador durante a reunião estão as obras emergenciais para o enfrentamento da crise de abastecimento de água e o desenvolvimento urbano. Após a reunião, Pimentel e Kassab ainda se reuniram com representantes de movimentos sociais da capital para ouvirem as demandas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.