quarta-feira, 8 de Agosto de 2012 13:09h Gazeta do Oeste

Movimentos sociais agem contra sujeira na campanha

Fazer bigodinhos, chifrinhos ou qualquer outra gracinha nos cavaletes de campanha dos candidatos promete ser uma arma de protesto nas eleições deste ano por todo o País. O movimento ganhou um nome: "Sujo sua cara", fundado em 2010 por três gaúchos indignados com a falta de parcimônia da publicidade eleitoral. A ideia veio após um dia de vendaval em Porto Alegre (RS). "Ficava perigoso para as pessoas andarem nas ruas: vários cavaletes voavam e podiam atingir qualquer um", contou um dos fundadores, que preferiu não se identificar. "Então por que não sujar a cara deles?"

No mesmo dia, os três colegas criaram um Tumblr, uma espécie de fotoblog, onde publicaram as primeiras 20 fotos de cavaletes pichados. Não demorou muito para cair no gosto dos internautas. Hoje, o movimento é colaborativo e recebe as "obras-primas" de eleitores de todo o Brasil. "Mais do que pichar, eu gostaria que o resultado fosse ter menos material nas ruas", explicou o organizador do movimento.

Em São Paulo, o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, ganhou um bigode, e Lula, óculos e contornos mais grossos da sobrancelha. A foto do cavalete do petista sendo adulterado por um eleitor foi publicada recentemente na internet. E mostra que a moda pode pegar este ano mais uma vez.

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