Nas cidades onde haverá 2º turno, cartórios eleitorais abrem no sábado e no domingo

Em função do 2º turno das eleições, no próximo domingo, nas cidades onde a disputa terá uma segunda rodada de votação (Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberaba), os cartórios eleitorais estarão abertos amanhã, de 13h às 19h, e no domingo, de 7h às 19h.

 

Nos municípios sem segundo turno, os cartórios eleitorais funcionarão apenas no domingo, de 7h às 19h. Apenas alguns cartórios receberão o requerimento de justificativa dos eleitores de cidades com segundo turno. Em alguns municípios, esse requerimento deverá ser entregue em outro local.

 

Disque-Eleitor

 

O Disque-Eleitor (31) 3291-0004 ou 148 funcionará no sábado e domingo, com plantão de 7h às 19h. O serviço já registrou este ano mais de 67 mil ligações. Só neste mês de outubro, já foram registradas 15.557 ligações, a maioria (4.685) referente ao local de votação, seguida de justificativa eleitoral (4.644).

 

O Disque-Eleitor não deve ser utilizado para denunciar irregularidades. Para denúncias de propaganda eleitoral irregular, está disponível no site do Tribunal o serviço de Denúncia On line, que funcionará até as 19h de sábado. No dia da eleição, a distribuição de material de propaganda eleitoral é crime e deve ser denunciada pelo 190 da Polícia Militar.

 

Aqueles que quiserem encaminhar mensagens através do Fale Conosco (disponível no site do TRE) devem fazê-lo até as 19h deste sábado (27), pois o serviço não funcionará no dia da eleição devido à restrição na rede de dados da Justiça Eleitoral, por motivos de segurança.

 

Justificativa

 

Eleitores das 50 cidades do País onde ocorrerá segundo turno, que estiverem fora do domicílio eleitoral, deverão apresentar justificativa, pessoalmente, no dia do segundo turno da eleição, 28 de outubro. Em todas as cidades de Minas esses eleitores poderão se dirigir às mesas receptoras de justificativa eleitoral que funcionarão no mesmo horário da votação, de 8h às 17h. Já em Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberaba, eleitores dos municípios com segundo turno poderão apresentar justificativa em qualquer seção eleitoral, desde que não seja no município em que vota. Confira a relação completa dos locais onde funcionarão as mesas receptoras de justificativa.

 

Um posto de justificativa eleitoral será montado no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, a partir desta quinta-feira (25), com distribuição antecipada do formulário de justificativa, consulta ao título do eleitor e recebimento do formulário no próprio dia 28, de 8 às 17 horas. No Aeroporto Internacional de Confins também será montado um posto de recebimento de justificativa, no dia da eleição, para facilitar aos eleitores com domicílio eleitoral nas cidades onde ocorre o segundo turno.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.