sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2013 05:00h Atualizado em 1 de Fevereiro de 2013 às 05:07h. Carla Mariela

Nomes para disputa da eleição 2014 já estão sendo definidos

Partidos políticos já tem as possibilidades de pré-candidatos, mas ainda não confirmam se as candidaturas serão para a disputa estadual ou federal

As eleições para escolha de Deputado Estadual e Federal será em 2014, mas alguns nomes já estão sendo cogitados já neste início de ano para participarem do processo eleitoral.  São eles: Jorge Torquato, Dr. Francisco Gonçalves, Francisco Martins, Demétrius Arantes, Galileu Machado, Dra Heloísa Cerri, Edson Sousa, Eliana Piola e Beto Machado. Alguns deles inclusive, participaram das eleições municipais de 2012 pela chapa majoritária em Divinópolis.
Beto Cury, por exemplo, que foi candidato a prefeito nas últimas eleições, afirmou que não se candidatará a Deputado, pois o PT está trabalhando com a possibilidade de Demétrius Arantes, ser o candidato estadual pela legenda. Segundo Cury, ele vai ficar somente na coordenação da campanha eleitoral.
Já o presidente do PMDB, Fausto Barros, relatou que o partido vai apresentar sim alguns nomes para enfrentar a disputa e que a princípio são cinco pré-candidatos. Dentre esses cinco, provavelmente o nome de Galileu Teixeira Machado surgirá como candidato. Conforme Fausto Barros, ainda não foi definido se será para Estadual ou Federal.
Jorge Torquato que também foi candidato a prefeito em 2012, destacou que o PSOL novamente não vai fugir da luta e que naturalmente irá participar do próximo processo eleitoral “Temos quadros de filiados que querem ser candidatos a Deputado. Nós temos alguns nomes para disputar essa candidatura. Um desses nomes será o meu, mas a avaliação se vai ser para Deputado Estadual ou Federal, eu ainda não sei, porque o PSOL ainda está fazendo essa avaliação”, salientou.
Já o Dr. Francisco Gonçalves (PSB), abordou que está em entendimentos com o seu irmão, Dr. Marcelo, que já foi Deputado Estadual por três vezes, mas que por enquanto eles ainda estão só conversando. Porém, de acordo com Dr. Francisco, caso seja candidato a Deputado ele disputará a vaga como Deputado Federal e seu irmão mais uma vez como candidato a Deputado Estadual.
O ex-vice-prefeito, Francisco Martins (PDT) recebeu um convite do presidente do partido PSL, Rodrigo Vasconcelos Kaboja, para ser candidato a Deputado Estadual pelo partido, mas Martins afirmou que está estudando e avaliando a proposta e só dará uma resposta definitiva no retorno de suas férias após o carnaval.
A ex-vereadora Dra. Heloísa Cerri, que também foi candidata à prefeita em Divinópolis pelo Partido Verde, poderá deixar o seu partido, uma vez que ela confirmou para a Gazeta do Oeste que recebeu o convite de Marina Silva para se filiar ao Partido Político que a ex-senadora está formando para as eleições de 2014. Enquanto, Marina Silva, disputará a Presidência da República, a ex-vereadora Heloísa Cerri está estudando o convite para disputar a vaga como Deputada. “Recebi o convite pela Marina Silva, que me apoiou como candidata a prefeita. Ela está formando o partido e ainda estou pensando se vou aceitar, mas recebi o convite sim”, declarou.
Também foram apontados como pré-candidatos a deputado, outros nomes, como por exemplo, o ex-vereador Beto Machado (PSDB), o ex-parlamentar Edson Sousa (PSB) e Eliana Piola. A reportagem entrou em contato com os três por telefone para falar sobre o assunto, mas não obteve retorno. Até o fechamento da matéria a reportagem não conseguiu o parecer dos três nomes citados.
Atualmente os Deputados que desenvolvem seus trabalhos focando no Município de Divinópolis e regiões são: Deputado Estadual Fabiano Tolentino (PSD), Deputado Federal Jaime Martins (PR), Deputado Federal Domingos Sávio (PSDB) e Deputada Estadual Luzia Ferreira (PPS).

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.