terça-feira, 11 de Setembro de 2012 13:58h Gazeta do Oeste

Número de candidatos a prefeito é quase três vezes o de municípios

No dia 7 de outubro, os eleitores de 5.568 municípios vão escolher os futuros prefeitos entre os mais de 15.550 candidatos considerados aptos pela Justiça Eleitoral. O número corresponde a quase três candidatos por município, de acordo com dados de ontem, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em algumas cidades, há apenas uma pessoa concorrendo à prefeitura como é o caso de São Domingos do Pombal (PB), onde somente a candidata Odaisa de Cássia Queiroga da Silva Nóbrega (PMDB) disputa o Executivo municipal.
Já o número de políticos que concorrem ao cargo de vereador em todo o país soma aproximadamente 450 mil. São quase oito candidatos na disputa por uma das quase 58 mil cadeiras das câmaras municipais, de acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
No município paraibano de São Domingo do Pombal, com eleitorado de quase 3 mil, apenas dois dos 11 candidatos a vereador não será eleito. Isso porque, a câmara municipal tem nove cadeiras a serem preenchidas. Já o Rio de Janeiro registra uma média de 33,5 candidatos por vaga na corrida pelo Legislativo municipal. São pouco mais de 1,7 mil candidatos para 51 vagas.
Maior eleitorado do país, São Paulo também registra o maior número de candidaturas a vereador, com aproximadamente 77 mil candidatos, seguido por Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do Brasil, com cerca de 70 mil candidatos inscritos.
Com menor número de eleitores do país, com pouco mais de 290 mil aptos a votar, Roraima tem também o menor número de candidatos a vereador e a prefeito. Ao todo, há 1.580 candidatos a vereador e 48 ao cargo de prefeito.
Partido com maior número de senadores, segunda maior bancada da Câmara Federal e com mais de mil prefeitos eleitos em 2008, o PMDB é o partido que lançou, este ano, o maior número de candidatos a prefeito e a vereador no país. São 2.302 concorrendo às prefeituras e 42.538.
Já o PT, que têm o maior número de deputados federais e o segundo maior número de senadores, é a segunda sigla com maior número de candidatos a prefeito, com 1.795 e também o segundo partido com maior número de candidatos a vereador, com 40.482 candidatos.
Com seis candidatos a prefeito e 14 para vereador em todo país, o Partido da Causa Operária (PCO) é a sigla com menor número de candidatos. O partido não tem representação na Câmara nem no Senado. Já o Partido Comunista Brasileiro (PCB) lançou 37 candidatos a prefeito e 434 para vereador, sendo o segundo menor em número de candidatos a prefeito e terceiro em número de candidatos vereadores.

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.