quinta-feira, 13 de Outubro de 2016 12:02h AGENCIA MDS

Osmar Terra visita centros de desenvolvimento infantil no México

Para o ministro, vários pontos positivos da iniciativa mexicana, que é referência mundial, podem ser aplicados no Brasil

Monterrey (México) – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, visitou nesta quarta-feira (12) os Centros de Desenvolvimento Infantil da Frente Popular Terra e Liberdade (Cendi) em Monterrey, no México. Para ele, vários pontos positivos da experiência mexicana, que é referência mundial, podem ser aplicados no Brasil.

“Os Cendis representam a essência das boas práticas no atendimento de creches. Sempre há o que se aprender com práticas exitosas nacionais e internacionais”, afirmou ele ao visitar o Cendi 1.

Criado há 26 anos, o centro atende 300 crianças de 0 a 6 anos que vivem nas comunidades mais pobres e vulneráveis. Na unidade, elas aprendem música, artes e inglês desde os 45 dias de vida, além de serem acompanhadas diariamente por psicólogos, nutrólogos, dentistas e neurocientistas. Semanalmente, os pais são chamados ao centro para acompanhar a evolução dos seus filhos.

Após a visita, o ministro participou da inauguração do Cendi 14. Ao saudar o ministro, o presidente nacional do Partido do Trabalho, Alberto Anaya, destacou a importância de um especialista em primeira infância estar à frente do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). “Para mudar a realidade das gerações futuras, é preciso começar desde o início da vida”, afirmou.

A diretora da China Development Research Foundation e especialista em desenvolvimento infantil, Mary Young, a diretora de programas da Fundação Bernard Van Leer, da Holanda, e ex-ministra do Desenvolvimento Social do Equador, Cecilia Vaca Jones, e a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, que, quando deputada federal, presidiu a Comissão Especial da Primeira Infância, também participaram da visita aos centros de desenvolvimento.

As atividades integram a programação do 16º Encontro Internacional de Educação Inicial e Pré-escolar: Desafio Integral da Primeira Infância, Inclusão e Atenção à diversidade, que começa nesta quinta (13), em Monterrey.

Agenda - O ministro Osmar Terra participou nesta quarta (12) da cerimônia de abertura da 8ª Reunião Internacional de Legisladores, Empresários e Convidados Especiais, evento organizado pela Red Hemisférica de Parlamentarios y Exparlamentarios por la Primera Infancia.

Nesta quinta-feira (13), Osmar Terra faz pronunciamento sobre o Programa Criança Feliz no 16º Encontro Internacional de Educação Inicial e Pré-escolar: Desafio Integral da Primeira Infância, Inclusão e Atenção à diversidade. Lançada na semana passada pelo governo federal, a iniciativa vai promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.

O Criança Feliz priorizará gestantes e crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família, e as de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.