quarta-feira, 9 de Dezembro de 2015 09:03h Atualizado em 9 de Dezembro de 2015 às 09:04h. Agência Minas

Ouvidoria-Geral do Estado fica mais próxima do cidadão e alcança recorde histórico

Relatório aponta que número de manifestações atinge 21.654 entre janeiro e novembro, o maior desde a criação do órgão, em 2004

Relatório de novembro já aponta que 2015 foi o ano que a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) mais recebeu manifestações desde sua criação, em 2004. De janeiro a novembro deste ano foram registradas 21.654 manifestações, um número 18% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Clique aqui para ver o relatório com a série histórica.

Em novembro, o total foi de 2.367 registros. A Ouvidoria de Saúde foi a mais demandada, com 693 manifestações. Ela foi seguida das especializadas de Educação (584), Polícia (443), Fazenda, Patrimônio e Licitações Públicas (246), Sistema Penitenciário (196) e Ambiental (60).

As manifestações resolvidas no primeiro atendimento – antes de serem direcionadas para alguma área especializada – somam 145. No acumulado de 2015, de janeiro a novembro, a mais demandada continua sendo Ouvidoria de Saúde, com 27,06% das manifestações registradas este ano.

“A expectativa é a de que 2015 feche com um número muito superior ao registrado nos anos anteriores. O aumento de manifestações é um reflexo da credibilidade que a OGE tem conquistado junto aos cidadãos mineiros”, afirma a superintendente de Apoio Técnico, Juliana Maron.

Além da credibilidade, ela aponta diversas ações para aproximar o órgão da população. “Este ano realizamos Ouvidorias Móveis em Belo Horizonte, na Região Metropolitana, e em diversas regiões de Minas Gerais”, pontuou.

A equipe da OGE esteve este ano em Almenara, Ipatinga, Diamantina, Juiz de Fora, Araxá e Uberlândia, recolhendo manifestações da população. Na Região Metropolitana, a Ouvidoria Móvel esteve em Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sabará, Vespasiano e Betim. Belo Horizonte também já foi contemplada com a ação. Em Contagem, a OGE participou da Ouvidoria Itinerante do município.

Serviço

Além da Ouvidoria Móvel, a OGE recebe manifestações dos cidadãos por meio de outros canais: o Disque Ouvidoria (telefone 162); o site (www.ouvidoriageral.mg.gov.br); e nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Também é possível registrar manifestações na sede da OGE (Rodovia Pref. Américo Gianetti, 4001 - Bairro Serra Verde – Belo Horizonte/MG - Prédio Gerais/12º Andar - CEP 31.630-901). Ofícios e cartas enviadas para o órgão também serão aceitos como manifestações.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.