quarta-feira, 18 de Abril de 2012 10:53h Carla Mariela

Parlamentar atuais e ex-vereadores são homenageados

O encontro teve como objetivo homenagear todos os parlamentares que fizeram parte da história Legislativa de Divinópolis

A solenidade foi realizada na segunda, dia 16, à noite, e contou com a presença de autoridades, vereadores atuais e os ex-parlamentares de todas as legislaturas, que fizeram parte da história do Município de Divinópolis contribuindo para o desenvolvimento democrático da cidade. Durante a cerimônia, os vereadores receberam as placas comemorativas com o nome de cada um e assistiram vídeos, que foram apresentados com o objetivo de reconhecimento ao trabalho elaborado por eles em prol de Divinópolis.
Os primeiros vereadores que foram eleitos em Divinópolis, em 31 de março de 1912, foram: Adolpho Machado, Antônio Olympio de Moraes, João Severino de Azevedo, José Nogueira Guimarães, José Rodrigues Viegas, Manoel Antônio de Almeida e Octávio Machado Gontijo. Nesse mesmo ano, no dia 1º de junho, aconteceu a posse da primeira legislatura e a instalação do Município. Os vereadores eleitos foram empossados como os primeiros vereadores da Vila Henrique Galvão.
Por determinação da Lei Estadual n. 570, de 30 de setembro de 1912, passou a se chamar Vila Divinópolis. Em 18 de setembro de 1915, por meio da Lei Estadual n.663, Divinópolis foi elevada a categoria de cidade. Na época, o controle da cidade era exercido pela Câmara de Vereadores, sendo que o presidente da Câmara assumia o papel de agente executivo, hoje, corresponderia à função de Prefeito Municipal.
De acordo com o atual presidente da Casa Legislativa, Anderson Saleme (PR), o objetivo da solenidade é reconhecer o trabalho de cada vereador, que realizaram projetos com a intenção de melhorar a cidade. “Nós estamos valorizando ainda em vida aqueles que construíram o poder legislativo e que nós temos muita honra e muito prazer de enaltecer a memória dos que se foram e a presença daqueles que aceitaram o nosso convite”, relatou.
Conforme o ex-vereador Genico Penha Laine, é uma satisfação estar presente na cerimônia e ele se sente lisonjeado com a homenagem. “Para mim é um prazer muito grande, é uma coisa que acontece e que nos deixa emocionados. Em 1970, nos elegemos vereador quando o cargo não era remunerado e trabalhavamos por amor a cidade. Fui o primeiro vereador radialista eleito de Divinópolis, e passe o tempo que passar, eu fui, sou e sempre serei radialista. Para mim é motivo de muita emoção participar de uma solenidade como essa, de poder perceber que Divinópolis é grande e acolhedora”, completou Genico.
Conforme o ex-parlamentar, Rui Campos Tavares, ele fez parte da Câmara em um mandato de seis anos e teve a honra de participar das melhores Câmaras de Vereadores de Divinópolis, trabalhando junto com companheiros idealistas, composições ideológicas muito firmes onde foi feita uma gestão participativa sempre atendendo os interesses da população.
Antônio Davi Filho, ex-vereador também homenageado, afirmou que é com muita honra que ele participa do evento. “Fazer parte de um poder constituído a mando do povo e nós tivemos três mandatos onde aprendi muito, colaborei com a história e fiz o que estava a meu alcance e dei o meu máximo representando as comunidades rurais, representando a periferia da cidade. Eu surgi numa época, quando ganhei a minha primeira legislatura, as elites não me aceitavam muito porque achavam que eu era muito radical, mas depois essa concepção foi mudando de acordo com o trabalho que ia desenvolvendo”, afirmou.
Segundo Wilson Santos de Medeiros, também ex-vereador e homenageado, foi uma emoção muito forte participar do encontro, pois para ele, o evento é definido como uma viagem ao passado e destacou que sua legislatura ocorreu em um período militar. “A nossa legislatura marcou uma época, que foi no período de um governo militar, onde a Câmara Municipal, a nossa bancada tinha a maioria e tinha voz junto ao governo do estado. Nós reivindicamos em nome do Município importantes conquistas para a cidade, como por exemplo, a instituição do Corpo de Bombeiro, se ela está em Divinópolis foi uma conquista nossa junto ao governo do Estado. Nós também trouxemos para a cidade a escola do SENAI que está localizada no bairro Esplanada, o Centro Social Urbano no bairro Interlagos, o conjunto habitacional Danilo Passos 1 e 2, que para a época foi expressivo”, abordou.
Cada ex-vereador possui uma história, sempre realizada em benefício da cidade. Foram entregues para todos ex-parlamentares presentes, as placas comemorativas, além disso, foram exibidos vídeos que apresentaram como era a cidade de Divinópolis, e os ex-vereadores falecidos também foram lembrados. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.