quinta-feira, 7 de Março de 2013 05:22h Carla Mariela

Parlamentar de Divinópolis pretende apresentar proposta sobre a instalação da guarda municipal na cidade

Um dos objetivos é fazer com que os guardas municipais contribuem com o trabalho dos agentes de trânsito da Settrans

O vereador Adilson Quadros (PSDB) durante discurso na Reunião Ordinária, da Câmara Municipal, ressaltou sobre a possibilidade da apresentação ao Poder Legislativo de uma proposta de lei de sua autoria, que visa instalar a guarda municipal em Divinópolis. Este projeto servirá principalmente para que os guardas possam acrescentar o trabalho pelo qual é desenvolvido pela Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans) em prol da segurança pública do Município.

De acordo com o parlamentar, em veiculação de matérias como essa, é necessário primeiramente que haja uma verificação de despesa para depois indicar uma fonte de receita. Sobre esta questão, ele citou como exemplo, os agentes de trânsito, que estão atuando aqui no município, onde a fonte de receita deles seria o estacionamento rotativo, a multa, o repasse do IPVA, ou seja, a existência de uma fonte de receita que paga. “A nossa proposta para o prefeito Vladimir Azevedo é inserir estes guardas municipais também na Settrans. A ideia é que eles colaborem na segurança pública em conjunto com os agentes de trânsito, com os policiais militares e com os policiais civis”, afirmou.

Entretanto, o vereador afirmou que alimentava o sonho de montar a guarda na cidade, assim como os agentes da Settrans.  Para ele, a concretização da chegada dos agentes foi um avanço muito grande para o trânsito em Divinópolis.  “Nós temos que lembrar a coragem do ex-vereador e ex-prefeito Demétrius Arantes, de encaminhar para esta casa a lei e a coragem que os vereadores da época tiveram para aprovar este projeto de municipalização do trânsito. Gostaria de apontar aqui a questão que o Nilmar Eustáquio apresentou sobre o autoritarismo de alguns agentes, acho que realmente ninguém pode ser arrogante, nem os agentes de trânsito, nem os servidores públicos, é preciso que haja a simplicidade, a humildade, os agentes devem fazer bem o seu papel, pois eles prestam serviços para muitos cidadãos”, disse Adilson Quadros.

Serão no mínimo mais 30 policiais para fazer a segurança pública e conforme o vereador, em Divinópolis há espaço para se criar à guarda para que junto com a Settrans possam combater os problemas da segurança pública. Adilson Quadros acrescentou dizendo que é fundamental que os guardas municipais tenham motocicletas, algum tipo de viatura para realizar este acompanhamento com a polícia. Para o vereador, é óbvio, que a guarda municipal será mais limitada, não terá poderes e nem condições que a Polícia Militar tem, mas se estiver caminhando em conjunto com a PM e sendo treinada para a realização do seu trabalho, vai contribuir para as devidas melhorias no setor da segurança e consequentemente a proteção dos cidadãos.

O parlamentar frisou que este é ainda um anteprojeto e naturalmente assim que existir as fontes de receitas, que é importante para o encaminhamento da matéria, irá apresentá-lo para o prefeito Vladimir Azevedo, para isso, Adilson está buscando as alternativas, diminuir alguma despesa do Município e sugerir algum aumento de receita para que se tenham os 30 guardas municipais para iniciar o trabalho.

Sobre o custo para a instalação dos guardas, o vereador disse que seria mais ou menos o mesmo custo do agente de trânsito. Portanto, o objetivo da Settrans é assegurar para a população, a acessibilidade, segurança, fluidez no sistema de trânsito. É de responsabilidade desta secretaria as atividades de planejamento, fiscalização, julgamento das infrações, dentre outros. Em edições anteriores da Gazeta do Oeste, Rosemeire Lasmar, esclarece que sempre orienta os agentes de trânsito a realizarem os trabalhos de forma cordial porque não trabalham apenas com motoristas e também com pedestres, devem passar segurança e quando for aplicar as multas, devem aplicar de forma correta. Por fim, a intenção do vereador é que haja a interação entre a guarda municipal e os agentes da Settrans.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.