quinta-feira, 9 de Outubro de 2014 06:50h Atualizado em 9 de Outubro de 2014 às 06:52h. Mariana Gonçalves

Parlamentar pede mais proximidade com o cidadão divinopolitano

Escutar as necessidades do cidadão de forma mais ativa.

Credito: Mariana Gonçalves

 

 

Escutar as necessidades do cidadão de forma mais ativa. Esse é o principal fundamento do “Câmara Itinerante”, projeto que já existe na casa legislativa de Divinópolis, mas tem estado adormecido.

Por esta razão o vereador, Edmar Rodrigues, destacou essa semana, em pronunciamento na Tribuna Livre, a necessidade de reaproximação dos parlamentares junto ao povo. “Isso é muito importante porque aproxima o vereador da comunidade e, com isso, nós, parlamentares, ficamos também mais atentos aos problemas que prejudicam aquela região”, afirma.
De acordo com o vereador, o presidente da Câmara nomeia uma comissão com a tarefa de levar até prefeito as demandas apontadas durante o encontro dos parlamentares com a população. “Estou sentindo que estamos muito distantes da população, distantes principalmente daqueles eleitores que confiaram o seu voto em nós. Essa questão talvez esteja também acontecendo, porque os presidentes de [associações de] bairro estão desmotivados e, como consequência, acabam que não solicitam da Câmara essas reuniões comunitárias. Mas acho importante que isso volte a ocorrer”, destaca.
O parlamentar salienta ainda resultados da experiência positiva que está ocorrendo com a participação dos vereadores no Conselho de Saúde do bairro São José. “Participo do conselho juntamente com o vereador, Edmar Máximo, e o vereador, Marquinho Clementino, e lá no São José a situação do posto de saúde já melhorou bem, então vejo que a nossa participação na comunidade, pensando nos problemas do cidadão, tem sido importante para melhorarmos a situação”, avalia.

PROGRESSO
“Em anos anteriores, fazíamos todos os meses uma reunião da Câmara nos bairros da cidade e isso foi ótimo. Sabemos, é claro, que solucionar todos os problemas é difícil, mas nós, vereadores, podemos cobrar do executivo, por meio de solicitações e ofício, essas melhorias”, diz Rodrigues.
De acordo com o parlamentar, a população deve cobrar que haja a interação frequente entre poder legislativo e a sociedade, até mesmo para que os vereadores assumam de fato o seu papel de fiscal do poder Executivo, e ainda possam ser atuantes na busca por mais recursos para Divinópolis.  “Fomos eleitos com a confiança do povo e isso é muito importante. Destaco ainda que é pelas cobranças que vamos saber a real necessidade do bairro, pois ficaremos mais atentos e assim poderemos buscar soluções, buscar com os nossos deputados estaduais e federais os recursos que possam ser investidos em nossa cidade”, considera.

REPRESENTAÇÃO
Os vereadores são os responsáveis pela elaboração das leis municipais, como, por exemplo, a Lei Orgânica, uma espécie de "Constituição Municipal", com as diretrizes que devem ser seguidas pelos poderes Executivo e Legislativo e também pelos moradores da cidade. As câmaras de vereadores são, no Brasil, mais antigas do que o Congresso e as Assembleias Legislativas.
A primeira delas foi instalada por Martin Afonso de Souza, na capitania hereditária de São Vicente, em 1532, e ficou conhecida como "Câmara Vicentina". Hoje em dia, os vereadores fazem a ponte entre a população e o prefeito, além de fiscalizar o trabalho do Executivo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.