terça-feira, 24 de Abril de 2012 11:42h Carla Mariela

Parlamentares aprovam nomes que serão agraciados com a Medalha Candidés

A solenidade acontecerá no teatro Gravatá no mês de maio com o objetivo de agraciar cidadãos, empresas e associações que foram escolhidos pelos vereadores devido aos relevantes serviços prestados à cidade

O projeto de autoria dos parlamentares que compõem a mesa diretora da Casa Legislativa em Divinópolis, relacionado ao agraciamento dos cidadãos divinopolitanos com a medalha Candidés, foi colocado em discussão e votação na Reunião Ordinária no plenário. Cada vereador teria que escolher uma pessoa, associação ou empresa, para serem contemplados com a comenda, que será entregue no dia 25 de maio no Teatro Gravatá, às 20hs.
Esse é mais um dos eventos divulgados pela secretaria geral da Câmara Municipal, onde serão realizadas comendas, homenagens e títulos, alguns relacionados com o Centenário da cidade. No total serão 11 eventos.
Durante a reunião ordinária, os nomes escolhidos por cada vereador, foram aprovados por unanimidade e foram apresentados da seguinte forma: O vereador Adair Otaviano (PMDB), escolheu para ser contemplada, a empresa Rafil Materiais de Construção Ltda. Já o presidente da Câmara Municipal, Anderson Saleme (PR), vai agraciar o Projeto conhecido como Fazendo Arte. Antônio Paduano (DEM), agraciará a Comunidade Servo da Cruz. O vereador Beto Machado (PSDB) escolheu o cidadão Divino Antônio Ferreira. Já o escolhido da Dr. Heloísa Cerri (PV), é o Padre Chrystian Shankar. O vereador Edmar Rodrigues (PSD), escolheu Vicente de Paula Neves e o edil Edson de Sousa (PSB) vai contemplar o Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis. Hilton de Aguiar (PMDB) contemplará o cidadão Wendel Pinto. Milton Donizete (PRTB) agraciará Marli Rodrigues. O Pastor Paulo César (PRB), escolheu a Igreja Batista da Lagoinha. Roberto Bento (PT do B) homenageará Osvaldo Moreira da Silva, e o vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB), escolheu o cidadão José Batista de Freitas. Geraldinho da Saúde (PR) escolheu Willian Tadeu Alves Parreiras.
De acordo com o presidente da Câmara, Anderson Saleme, ele escolheu o Projeto Fazendo Arte, uma vez que essa proposta visa contribuir com oficinas voltadas para as crianças em bairros carentes da cidade. Nesse ano mais de 1,5 mil estudantes participam da oficina, sendo que o projeto conta com 22 educadores e cinco multiplicadores na equipe. O projeto contém as atividades voltadas para artes plásticas, capoeira, viola caipira, violão, teatro, danças, canto, contadores de história. Essa proposta é apoiada pelas Secretarias Municipais de Cultura e Educação. A coordenadora do projeto é Lenir de Castro.

Dentre os eventos de comendas, títulos e homenagens estão: Comenda Mulher Cidadã, que já ocorreu no dia 8 de março, com o intuito de destacar 13 mulheres que já desenvolveram trabalhos em benefício de Divinópolis. Ainda vai acontecer também, o evento do dia 23 de maio, conhecido como, Comenda Cidade Amiga, que homenageia, conforme Saleme, a cidade de Itapecerica. Dia 25 de maio, além da entrega da Medalha Candidés, será realizado também o evento “título honorário”. No dia 21 de junho será entregue o título “Esportista Destaque” e dia 22 a entrega da comenda Líder Comunitário. No dia 07 de agosto, a homenagem será para os produtores rurais. A medalha do Centenário será entregue dia 14 de setembro. No dia 26 de setembro, a comemoração será em relação ao dia do Idoso. Outubro terá duas comendas, no dia 15, serão homenageados os educadores com diploma Educador do Ano e no dia 28 será a vez dos servidores públicos serem homenageados. Encerrando a entrega de Comendas, os legisladores municipais entregam a comenda Consciência Negra em Novembro.
Para a entrega do título de cidadão honorário que será realizado no mesmo dia da entrega da Medalha Candidés, estarão presentes os homenageados: Sr.Valdemar Martins do Amaral, escolhido pelo vereador Rodyson do Zé Milton; Clésio Andrade, escolhido pelo parlamentar Milton Donizete; e Senhor Ílio Milani, escolhido por Adair Otaviano. A nomeação que concede o título de cidadão honorário para esses escolhidos foi aprovada por unanimidade, na Casa Legislativa, em Reunião Ordinária.
A Medalha Candidés, homenageia  pessoas que de alguma forma prestaram serviços relevantes para a cidade.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.