segunda-feira, 4 de Maio de 2015 11:13h

Parlamento Jovem inicia visitas a polos regionais

Objetivo é auxiliar coordenadores dos municípios e dos polos no planejamento de ações para a gestão anual do projeto

O Parlamento Jovem de Minas 2015 começa, esta semana, uma série de visitas a seus polos regionais. Nesta quarta (6/5/15) e quinta-feira (7), representantes do projeto estarão em Pouso Alegre, cidade que integra o Polo Sul de Minas I. A visita é um mecanismo de acompanhamento e orientação da coordenação estadual do projeto, afim de auxiliar os coordenadores municipais e do polo no desenvolvimento e no planejamento de ações para a gestão dos processos anuais do Parlamento Jovem.

De acordo com uma das coordenadoras estaduais, a servidora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Fernanda Freitas, outros objetivos da visita a Pouso Alegre são acompanhar e compartilhar conhecimentos visando à efetiva realização do Parlamento Jovem nos municípios do Polo Sul de Minas I; colaborar para o alinhamento metodológico e temático; assessorar coordenadores e monitores sobre a realização de atividades, considerando a metodologia aplicada; e fortalecer a identidade e os princípios do projeto no polo.

As cidades participantes do encontro no Polo Sul de Minas I serão Carvalhópolis, Extrema, Itajubá, Machado, Monte Sião, Ouro Fino, Santa Rita de Caldas, São Lourenço e Três Pontas. Durante os dias da visita, serão realizadas reuniões de trabalho e uma oficina de instrumentalização pedagógica. As atividades serão destinadas a coordenadores municipais e a monitores das cidades integrantes do polo.

Educação para a cidadania – O Parlamento Jovem de Minas, um projeto de educação para a cidadania realizado pela ALMG em parceria com a PUC Minas e as câmaras municipais, visa à formação política de estudantes dos ensinos médio e superior. Em sua 12ª edição, vai enfocar o tema “Segurança pública e direitos humanos” e contará com a participação de alunos de 40 cidades, agrupadas nos oito polos regionais.

O projeto consiste em três grandes etapas: uma municipal, uma regional e a estadual, na Assembleia. Na primeira, estudantes se reúnem nas suas cidades e discutem propostas em relação ao tema do ano. Na segunda fase, municípios agrupados em polos fazem uma plenária regional e fecham as sugestões daquela área. E, por fim, a plenária final é realizada na ALMG, com a conclusão das propostas e a entrega do documento final à Comissão de Participação Popular.
CRONOGRAMA DAS VISITAS AO POLOS:

MACRORREGIÃO E POLOS CÂMARA QUE RECEBERÁ A VISITA DATA DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Central Belo Horizonte 8 de junho
Centro – Oeste Divinópolis 25 e 26 de maio
Médio – Piracicaba Itabira 22 de maio
Norte e Jequitinhonha Montes Claros 28 de maio
Sul de Minas I Pouso Alegre 6 e 7 de maio
Sul de Minas II Poços de Caldas 20 de maio
Triângulo e Noroeste Uberaba 11 de junho
Zona da Mata Juiz de Fora Sem previsão

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.