terça-feira, 15 de Abril de 2014 05:42h Atualizado em 15 de Abril de 2014 às 05:54h.

Pedra do Indaiá é a Cidade Amiga de 2014

O presidente da Câmara, Rodrigo Kaboja, esteve em comitiva junto ao chefe do Executivo.

O presidente da Câmara, Rodrigo Kaboja, esteve em comitiva junto ao chefe do Executivo, Vladimir Azevedo, na cidade de Pedra do Indaiá para oficializar o convite ao prefeito, Cláudio Gonçalves Coelho, para participar das homenagens de “Cidade Amiga 2014”, dentro das comemorações da emancipação político-administrativas de Divinópolis.
Conforme já é feito todo ano, o chefe do Executivo escolhe uma cidade da região Centro-Oeste para participar das comemorações de aniversário da cidade do Divino. Nos últimos anos foi adotada esta forma de realizar as suas comemorações de aniversário contando com a participação oficial dos municípios que compõem a região, como forma de estabelecer laços mais fortes e de amizade plena com todas as cidades próximas. Durante a visita o prefeito, Vladimir Azevedo assinou o decreto que oficializa o município como escolhido para “Cidade Amiga 2014”, e uma cópia do documento foi entregue ao prefeito, Cláudio Gonçalves Coelho.
Kaboja disse que homenagear Pedra do Indaiá, em 2014, é mais especial ainda porque mostra que não importa o tamanho da cidade, não importa a sua força econômica, não importa a quantidade de pessoas que moram no município. “O que importa é que unindo forças, cidades de diferentes tamanhos conseguem transformar um espaço geográfico em região forte. Somente com a união dos esforços de todos os municípios conseguiremos enfrentar desafios que só serão possíveis de serem suplantados se estivermos juntos. Exemplo disto foi a parceria regional estabelecida para implantarmos o Sistema de Urgência e Emergência Regional (SAMU). O Hospital Público que está sendo construído em Divinópolis, a maior obra pública da história da cidade, obra iniciada no governo do prefeito, Vladimir Azevedo, também vai ajudar a resolver o problema da saúde pública em nossa região.”

 

A CIDADE
Pedra do Indaiá foi criada em 30 de dezembro de 1962 e instalada em 1º de março de 1963. Portanto, é uma cidade jovem. São cinquenta e dois anos de história, mas já tem muita história para contar. A partir dos anos 1990 a cidade teve seu maior desenvolvimento devido à instalação de uma indústria de Carbonato de Cálcio. Sua economia se baseia, também, na agricultura familiar e na criação de gado leiteiro.
A cidade possui, ainda, uma fábrica de fogos de artifício e confecções de médio porte. É válido destacar também a famosa dupla sertaneja, Gino e Geno, que nasceu em Pedra do Indaiá. Cidade de belas cachoeiras e pontos turísticos que podem se tornar uma grande fonte de renda para o município.
O termo indaiá, da língua indígena Tupi, significa Palmeira, encontrada em diversas regiões do Brasil. E querem significado melhor para uma cidade, já que a palmeira oferece o fruto, que é o coco, além das folhas que são usadas na confecção de telhado e proteção de casas mais simples ou na confecção de artesanato, bolsas, cestos e outros produtos. A pedra contrasta com a delicadeza da planta. A pedra é firme e forte. “Pedra do Indaiá, fortaleza e delicadeza juntos. Muito nos orgulha que em 2014 esta cidade seja a cidade-amiga de Divinópolis”, ressaltou Kaboja.
Estiveram presente durante a oficialização do convite para a homenagem “Cidade Amiga”, o presidente da Câmara de Pedra do Indaiá Juliano, o vereador, Hélio do Lambari e o vice-prefeito, Mateus Santos.

 

Crédito da foto : Liziane Ricardo / CMD

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.