quinta-feira, 29 de Maio de 2014 05:31h

Pedra do Indaiá é homenageada na Câmara como Cidade Amiga 2014

A Câmara Municipal de Divinópolis através de seu Presidente Rodrigo Kaboja.

A Câmara Municipal de Divinópolis através de seu Presidente Rodrigo Kaboja, homenageou na noite de ontem o município de Pedra do Indaiá que foi condecorada como “Cidade Amiga2014” dentro das festividades do aniversário de 102 de Divinópolis. O título foi entregue pelo Poder Legislativo Municipal e a cidade homenageada participa do desfile cívico do dia Primeiro de Junho e de outras atividades de comemoração pelo aniversário de Divinópolis.
O objetivo desta homenagem é fortalecer as relações das cidades do Centro Oeste de Minas com Divinópolis e reforçar a importância desta região para o Estado de Minas Gerais. A primeira cidade a ser homenageada foi Santo Antônio do Monte em 2006. Em seguida Itaúna em 2007, Pitangui em 2008, São Gonçalo do Pará em 2009, Cláudio em 2010, Carmo do Cajuru em 2011, Itapecerica em 2012, Oliveira 2013 e neste ano, Pedra do Indaiá.
Durante a solenidade estiveram presentes cidadãos indaiaenses como o Padre Marco Antônio da Paroquia de São Bom Jesus, os vereadores do município homenageado: Denis Nogueira, Kenisse José, Roberto Andrade, Hélio de Paula e Zilda Pedrosa, além dos secretários municipais de administração – Maria José e Secretário de Saúde – Guilherme Rocha junto do Vice-Prefeito Matheus Marciano dos Santos também de Pedra do Indaiá.
Entre os Vereadores de Divinópolis participaram do evento: Adair Otaviano, Anderson Saleme, Dr. Delano, Edimar Máximo, Edmar Rodrigues, Edimar Félix, José Wilson Piriquito, Edimilson Andrade, Eduardo Print Jr, Hilton de Aguiar, Marquinho Clementino e Rodyson. O deputado estadual Fabiano Tolentino também acompanhou a solenidade junto de representantes dos outros dois deputados federal Domingos Sávio e Jaime Martins.
Em seu pronunciamento o Presidente Kaboja, destacou a importância de Pedra do Indaiá para a região Centro-Oeste, lembrou de fortes nomes no ramo empresarial que são do município homenageado e hoje residem e contribuem por Divinópolis. E relembrou ainda um pouco da história da cidade vizinha que começou com a guerra dos Emboabas, entre mineiros e paulistas, entre os anos de 1708-1709. “Durante este acontecimento histórico, fugindo da grande perseguição dos mineiros, os paulistas passaram por São Bento do Tamanduá, hoje denominada Itapecerica, onde roubaram uma imagem de Jesus crucificado e conseguiram chegar até o alto de um monte, onde esconderam a imagem junto a uma pedra. Muitos anos depois, a região passou a pertencer a dois coronéis da família Silva, que encontraram a imagem deixada pelos paulistas. Em 1929, no local foi erguida uma capela toda feita de pedra na divisa das duas fazendas para acolher a imagem. E deram-lhe o nome de capela do Senhor Bom Jesus de Pedra do Indaiá” contou o Presidente.
Ao longo da solenidade foi exibido um vídeo institucional da cidade de Pedra do Indaiá, apresentando para os divinopolitanos toda a beleza desta importante cidade do Centro-Oeste Mineiro. E em seguida foi entregue a placa em homenagem a “Cidade Amiga” ao Prefeito Cláudio Gonçalves. O Presidente Kaboja recebeu das mãos de Juliano Ferreira Presidente da Câmara de Pedra do Indaiá uma maquete da igrejinha esculpida em pedra, e na oportunidade foi presenteado também pelo Prefeito Cláudio Gonçalves com uma placa e imagem do Senhor Bom Jesus.

 

 

LAÇOS
A Amizade é o relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. A amizade pode ter como origem um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. A amizade, tem sido considerada pela religião e cultura popular, como uma experiência humana de vital importância, inclusive tendo sido santificada por várias religiões. Assim é a relação de Divinópolis com Pedra do Indaiá. Relação de afeição, cooperação e principalmente lealdade.
Liziane Ricardo / CMD

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.