terça-feira, 24 de Fevereiro de 2015 09:46h Atualizado em 24 de Fevereiro de 2015 às 10:12h. Jotha Lee

Pesquisa indica vereadores mais atuantes de Divinópolis

Primeiros colocados receberão medalhas em março

Três vereadores divinopolitanos receberão em março a Medalha Tiradentes, concedida pelo Instituto Tiradentes, organização política que reúne vereadores e prefeitos de todo o país. O Instituto nasceu na cidade de Viçosa em 2003, através de um grupo de vereadores da Zona da Mata mineira e em maio daquele ano foi organizado o primeiro seminário promovido pelo órgão. A partir de então o Instituto expandiu sua atuação por todo o território nacional.
Além de organizar seminários para discutir problemas e dificuldades comuns dos municípios e câmaras municipais de todo o país, o instituto também homenageia anualmente vereadores de todas as cidades filiadas por sua atuação legislativa. Esse ano a solenidade será realizada na sede do Centro Federal de Ensino Tecnológico (Cefet), em Belo Horizonte, durante a realização do 87º Seminário Nacional das Comissões de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira das câmaras municipais, que ocorre nos dias 20 e 21 de março. A entrega das medalhas acontecerá no encerramento do evento.
De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Tiradentes, a escolha dos vereadores homenageados é feita através de pesquisa por telefone, com a pergunta: “Qual o vereador mais atuante de sua cidade?”. Em Divinópolis foram pesquisados 850 domicílios entre os dias 26 de janeiro e 6 de fevereiro.
Dos 17 vereadores, apenas um não recebeu nenhum voto. O Instituto divulga os nomes apenas dos três primeiros colocados, sendo que o primeiro recebe a Medalha de Ouro, o segundo a de Prata e o terceiro a de Bronze. O vereador Rodyson Kristinamurt foi o primeiro colocado com 123 votados, seguido do atual líder do prefeito na Câmara, Adilson Quadros, que obteve 119 indicações. O terceiro colocado foi o vereador do PR, Anderson Saleme, que obteve 110 votos.
Aos 39 anos, Rodyson Kristinamurt, apontado pela pesquisa como o vereador mais atuante da cidade, está no seu segundo mandato. Filho do ex-vereador José Milton de Oliveira, Rodyson obteve seu primeiro mandato em 2008 pelo PSDB, quando foi o terceiro mais votado, obtendo 2.878 votos. Em 2012, foi reeleito para a atual legislatura, ficando na quinta colocação, com 2.223 votos.
Adilson Quadros, o segundo colocado na pesquisa, está no seu quarto mandato e em 2012 foi eleito como 1.863 votos. Atualmente é o líder do prefeito na Câmara. Já Anderson Saleme, que receberá a medalha de bronze como terceiro colocado na pesquisa, está no seu terceiro mandato e em 2012 foi o segundo candidato mais votado, sendo reeleito com 2.728 votos.

 

Crédito: Jotha Lee

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.