quinta-feira, 22 de Setembro de 2016 17:27h Agência Minas

Pimentel recebe novo embaixador da Itália no Brasil

Governador recebe Antonio Bernardini visando estreitar e fortalecer ainda mais os laços do país europeu com Minas Gerais

O governador Fernando Pimentel recebeu, nesta quarta-feira (21/9) no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini. Esta foi a primeira visita a Minas Gerais feita pelo embaixador, que assumiu o cargo em julho deste ano. A visita reforça a importante relação industrial entre o Estado e a Itália e abre portas para novos projetos e investimentos, assim como as parcerias econômicas e culturais.

“É a retomada de uma agenda muito relevante para o governo do Estado e para a embaixada italiana e a retomada de iniciativas comuns. Nós já temos várias ações em andamento com o consulado italiano em Minas”, destacou o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães.

Segundo o secretário o objetivo da nova gestão é internacionalizar o interior do Estado. “Nós estamos em um processo de discussão da internacionalização no interior do Estado com os municípios através dos Fóruns Regionais, e o consulado da Itália está acompanhando de perto. Pela tradição e pela afinidade, a migração italiana é muito importante em Minas”, afirmou Helvécio Magalhães.

A consulesa geral da Itália em Minas Gerais, Aurora Russi, que também participou do encontro, ressaltou a relevância da visita do embaixador ao Estado. “O intuito dessa visita é fortalecer ainda mais os laços que a gente já tem entre Itália e Minas Gerais, com uma visão de diplomacia econômica, sobretudo com o foco no desenvolvimento das relações comerciais, dos interesses das empresas italianas em Minas, que são muitas, e sem esquecer também o lado da educação, da nossa sociedade e dos muitos italianos que moram aqui nesse Estado”, disse.

Segundo o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), são 76 empresas de origem italiana instaladas ou com operação no Estado, o que torna Minas o segundo local onde se concentra o maior número delas no Brasil.

Expo Milão 2015

Em outubro de 2015, o governador Fernando Pimentel participou da “Semana de Minas Gerais em Milão”. O evento foi promovido pelo Governo de Minas Gerais, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), secretarias de Estado e diversas entidades representativas no Estado. A iniciativa estava inserida na participação mineira na Expo Milão 2015 – terceira maior exposição do mundo, que reuniu 145 países.

O objetivo do evento foi projetar o Estado no cenário internacional, divulgando seu novo modelo de governança e desenvolvimento, além de destacar iniciativas em vários segmentos, como gastronomia, design, tecnologia e moda, criando oportunidades de negócio e turismo, além de posicionar Minas Gerais como referência para investimentos estratégicos.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.