quarta-feira, 24 de Dezembro de 2014 03:47h Jotha Lee

Prazo para justificar ausência no segundo turno das eleições termina sexta-feira

Mais de 16 mil eleitores não compareceram às urnas, em Divinópolis

Termina na próxima sexta-feira o prazo para quem não votou e nem justificou ausência às urnas no segundo turno das Eleições 2014, ocorridas no último dia 26 de outubro, regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. O eleitor nesta situação deve procurar o cartório eleitoral e apresentar o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido, acompanhado de documento que comprove a impossibilidade de comparecimento ao pleito – um atestado médico, por exemplo. A justificativa também pode ser enviada pelos Correios ao juiz da Zona Eleitoral onde o eleitor está inscrito.
De acordo com a assessoria de comunicação do TRE, “o Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível para o eleitor em todos os cartórios eleitorais, também pode ser impresso pelo site do Tribunal”. O preenchimento deve ser feito com bastante atenção, já que, caso haja algum dado incorreto ou que não permita a identificação do eleitor, a justificativa não será considerada válida. “É importante lembrar que a justificativa vale apenas para um turno e o prazo para justificar a ausência ao primeiro turno – 5 de outubro – terminou no dia 5 de dezembro”, lembra a assessoria.
Além do formulário preenchido e do documento que justifique a ausência, o eleitor também deve levar ao cartório eleitoral um documento oficial com foto. Aquele que não estiver quite com a Justiça Eleitoral sofre limitações como a impossibilidade de emissão de documentos e de posse em cargo público. O eleitor que não votou, não justificou e nem pagou as multas referentes a três turnos consecutivos pode ter o seu título cancelado.
No segundo turno das Eleições 2014, 12.012.050 (78,83%) eleitores mineiros compareceram às urnas. O índice de abstenção no estado foi de 21,17%.

 

 

DIVINÓPOLIS
Em Divinópolis, 135.649 eleitores compareceram às urnas no segundo turno, o que representa 89,21% do eleitorado da cidade, que em outubro totalizava 152.058 pessoas em condições de voto. Já 16.409 divinopolitanos deixaram de votar no dia 26 de outubro, perfazendo um índice de abstenção de 10,79%.
O eleitor divinopolitano que vai justificar ausência deve ficar atento ao dia e horário de funcionamento dos cartórios eleitorais nesse período de fim de ano. Hoje os cartórios da cidade estão fechados e só reabrem na sexta-feira de 13h às 17h. Portanto, quem ainda não regularizou a situação só terá mais um dia para isso, já que o prazo para justificativa vence na sexta-feira.
Neste período de fim de ano, os cartórios eleitorais funcionam em regime de plantão. Nos dias 29 e 30 de dezembro e 5 e 6 de janeiro de 2015, o atendimento também será feito de 13h às 17h. Não haverá expediente nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º e 2 de janeiro.

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.