terça-feira, 19 de Março de 2013 05:13h Carla Mariela

Prazo para registro de chapas para à presidência da AMM se encerra hoje

O atual presidente da associação, Ângelo Roncalli, não poderá tentar a reeleição pelo fato de não ser mais prefeito

A Associação Mineira de Municípios (AMM) é uma entidade política, de utilidade pública que agrega todas as prefeituras do Estado de Minas Gerais. O principal objetivo desta associação é defender os interesses e os direitos dos municípios. Além disso, a AMM se posiciona frente aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário como representante de 853 cidades. Entretanto, a associação trabalha com os gestores desenvolvendo também ações junto com o Governo Estadual e Federal. O atual presidente da AMM é Ângelo Roncalli, ex–prefeito de São Gonçalo do Para, porém, hoje, é o último prazo que os prefeitos mineiros têm para montarem as chapas que farão parte da disputa para a nova presidência da entidade, uma vez que dia 26 de Março será o dia da escolha.
De acordo com, Ângelo Roncalli, ainda não há composição de chapas e nem o conhecimento pela AMM sobre quais os prefeitos já se inscreveram, pois a articulação de quem vai participar é realizada pelos próprios gestores e a AMM não interfere.
Questionado se iria concorrer novamente a  reeleição, o atual presidente da AMM, esclareceu que como ele já completou o segundo mandato na prefeitura de São Gonçalo do Pará, e por ele não ser mais prefeito, não pode concorrer à presidência da associação.
A AMM foi fundada em 17 de Outubro de 1952. Em 1969, a AMM foi reconhecida de utilidade pública pela Lei de número 5.317 de 05 de Novembro de 1969, pelo governador Israel Pinheiro, na gestão da associação do então presidente, Nilo Rocha, que na época era prefeito de São João Nepomuceno.
A eleição da AMM normalmente ocorre de dois em dois anos, onde há um voto direto do prefeito, cujo município esta filiado. Conforme o Estatuto da AMM, as suas finalidades são, propugnar pela formação, pela propagação e pela prática, no estado e no país, de uma doutrina municipalista sadia e objetiva, que tenha vista o bem particular dos municípios e os interesses do estado e da federação com intenções ao desenvolvimento harmonioso de toda nação brasileira. Pugnar pela completa observância por parte dos governos estadual e federal, dos direitos dos municípios consagrados nas respectivas Constituições e nas leis ordinárias e defender em todas as situações e oportunidades seus interesses junto aos mesmos governos.
Além disso, para realizar seus objetivos gerais e de âmbito estadual, a AMM exercerá suas atribuições diretamente ou por meio de convênios, ajustes, contratos ou acordo, competindo as seguintes atribuições, o desenvolvimento de atividades de coordenação, orientação e integração, traçarem planos para estabelecer programas que visam fomento e desenvolvimento dos municípios Mineiros. Fomentar o assessoramento a criação de associações microrregionais de municípios que tenham por fim a prestação de serviços e assistência técnica, auditoria, consultoria, elaboração, análise e execução do projeto de forma cooperativa, dentre outros.
Um dos prefeitos que já solicitou apoio do deputado federal, Jaime Martins (PR), para a disputa da presidência da AMM, foi o prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, que compareceu a Divinópolis na ultima segunda-feira (11), solicitando que o deputado convidasse outros prefeitos para também participar deste encontro, onde cerca de 22 também compareceram.
Na ocasião, Jaime Martins, ressaltou que Toninho Andrada é uma pessoa muito preparada, que ele já foi prefeito de Barbacena e se reelegeu com as eleições do ano passado. Jaime Martins acrescentou dizendo que Toninho já foi presidente do Tribunal de Contas e que acredita que o seu nome é ideal para o momento. “Toninho Andrada é uma pessoa que conheço há muitos anos e sei da sua forma de trabalhar, estamos com ele”, disse.
Apesar do prefeito de Barbacena já ter solicitado apoio de Jaime Martins para enfrentar a disputa a eleição da presidência da AMM, ainda não há composição de chapas definidas, o último prazo para que os prefeitos interessados se inscrevam ao cargo da entidade é hoje (19). A eleição da presidência da AMM será no dia 26 de Março de 2013.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.