sábado, 27 de Outubro de 2012 04:49h Carla Mariela

Prazo para última prestação de contas referentes às eleições será no dia 06 de novembro

Os candidatos, comitês financeiros, e partidos políticos já enviaram para a Justiça Eleitoral, a 1ª e 2ª prestação de contas parcial em relação à campanha eleitoral de 2012, além das duas prestações, ainda precisa ser entregue a prestação final. De acordo com o coordenador do Cartório de Divinópolis, da 102ª Zona Eleitoral, Halley Adriani, existe um prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para que os candidatos e partidos políticos encaminhem para a Justiça a última prestação de contas referentes ao processo político desse ano e esse prazo será no dia 06 de novembro. Nos Municípios em que houver o segundo turno, o prazo estabelecido para a retirada das propagandas será no dia 27 de novembro.
A 1ª e a 2ª prestação parcial de contas foram encaminhadas pelos cinco candidatos a prefeito de Divinópolis e por candidatos a vereador da cidade, através da internet processado pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). Todos os candidatos devem obrigatoriamente realizar essa prestação de contas denominadas parciais e finais, mesmo que os seus pedidos de registros tenham sido indeferidos ou eles tenham renunciado a candidatura.
Nas prestações de contas apresentadas para a Justiça Eleitoral pelos candidatos da chapa majoritária de Divinópolis: Galileu Machado (PMDB), Dra. Heloísa Cerri (PV), Vladimir Azevedo (PSDB), Beto Cury (PT) e Jorge Torquato (PSOL), foram demonstradas dados referentes às receitas e despesas. Foram apresentados os nomes dos doadores e os valores que foram doados para as campanhas.
Entretanto, nos relatórios parciais, os candidatos e os partidos políticos teriam que discriminar os recursos em dinheiro e estimáveis que houvessem recebido para financiamento da sua campanha eleitoral e os gastos que já foram realizados, na página da internet criada pela Justiça Eleitoral para esse fim. A entrega da prestação de contas fora do prazo repercutiria na análise final das contas da campanha eleitoral. Embora, exista essa avaliação sobre a entrega fora do prazo, todos os candidatos a prefeito de Divinópolis encaminharam a 1ª e 2ª prestação dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. Em relação à 1ª prestação de contas parcial, o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, para a entrega foi do dia 28 de julho até o dia 02 de agosto. Já na 2ª prestação, a data estabelecida para a entrega foi entre os dias 28 de agosto e 02 de setembro.
É fundamental que os candidatos estejam atentos ao prazo para a entrega da prestação de conta final que será no dia 06 de novembro, salvo as dos candidatos que concorrerão ao segundo turno das eleições. É o último dia também para o encaminhamento da prestação de contas pelos candidatos às eleições proporcionais que optarem por fazê-lo diretamente à Justiça Eleitoral.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.