sexta-feira, 20 de Abril de 2012 11:41h Marina de Morais

Prefeito acompanha obras na Praça do Santuário

Ontem, pela manhã, o prefeito Vladimir Azevedo visitou as obras de revitalização da Praça Benedito Valadares, conhecida como Praça do Santuário. A vistoria foi realizada pelo prefeito, juntamente com Afonso Salgado, secretário adjunto de Meio Ambiente e Políticas Urbanas, por Rui Campos Tavares, secretário adjunto do Centenário e Conceição Maciel, assessoria técnica da Gerdau. A revitalização está sendo realizada pela Gerdau e Prefeitura Municipal de Divinópolis. O valor total da obra está mensurado em aproximadamente R$ 600, sendo a maior parte da verba disponibilizada pela empresa.
Segundo nota divulgada à imprensa pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o prefeito Vladimir teria comentado, na oportunidade, sobre a acessibilidade e a segurança da praça, que contará com fontes luminosas e paisagismo como formas de revitalização. “Hoje não tem nem um espaço na praça que não tenha acessibilidade. O cadeirante, a mãe com o carrinho de bebê, idosos com dificuldade de locomoção podem ir a qualquer ponto da praça sem ter que descer escada. Temos os banheiros públicos sendo reabertos, e com banheiros acessíveis a pessoas portadoras de deficiência. Outro ponto que coloco é o da segurança, com todas as escadas e rampas com corrimões devidos. E em terceiro, é a retomada de questões históricas da praça que se perderam ao longo do tempo, como o sistema de som, as fontes luminosas, tudo isso no contexto de sonho e magia da retomada da praça”, argumenta.
Segundo informações da assessoria, algumas obras como as rampas de acesso, corrimões, reforma dos banheiros do centro de arte já estão em fase de finalização.
Afonso conta que a estrutura necessária para o funcionamento das fontes luminosas já foi recuperada. O novo paisagismo terá diversas espécies de flores e árvores plantadas de até 5m de altura. Já as árvores antigas do local deverão ser podadas.
De acordo com a assessoria, obras que visam a acessibilidade da praça, em todos os seus espaços, também estão sendo contempladas pelo projeto de revitalização, como, por exemplo, a construção de banheiros adaptados. A reforma também contemplará a plataforma acústica, camarins, banheiros públicos, sistema de som, iluminação, piso, escadarias, bancos, calçada, lagos, cascatas e espaço verde.
A previsão, de acordo com Afonso, é de que a Praça seja inaugurada no dia 12 de maio. Entretanto, a atração prevista para a ocasião, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, não irá se apresentar na data. Assim, ele reitera que a inauguração poderá atrasar, pois será necessário providenciar uma nova atração para o evento. Ele ainda diz que a Orquestra ainda irá tocar na cidade, entretanto, em outro local.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.