quinta-feira, 28 de Março de 2013 09:03h Carla Mariela

Prefeito de Barbacena é o novo presidente da AMM

O prefeito da cidade de Barbacena, Toninho Andrada, foi eleito na última terça-feira (26), para assumir a presidência da Associação Mineira dos Municípios (AMM) no lugar de Ângelo Roncalli.

O prefeito da cidade de Barbacena, Toninho Andrada, foi eleito na última terça-feira (26), para assumir a presidência da Associação Mineira dos Municípios (AMM) no lugar de Ângelo Roncalli. A nova diretoria tomará posse no dia 09 de Maio durante o 30º Congresso Mineiro de Municípios e permanecerá no mandato até 2015. Toninho Andrada é o 17º presidente da associação.


A reportagem da Gazeta do Oeste publicou recentemente uma matéria ressaltando sobre a possibilidade que Toninho Andrada teria para assumir o cargo na AMM. No dia 11 de Março, o prefeito de Barbacena esteve em Divinópolis solicitando que o deputado federal, Jaime Martins, convidasse outros prefeitos, para também participar do encontro. Na ocasião compareceram 22 prefeitos e Jaime Martins aproveitou o ensejo para dar apoio a Toninho Andrada para que ele pudesse assumir então, a presidência da AMM. Para Martins, o prefeito de Barbacena está preparado principalmente por ter sido reeleito nas eleições passadas. O deputado federal acrescentou que Toninho Andrada já foi presidente do Tribunal de Contas e que acredita que o nome dele é fundamental para fazer parte da Associação Mineira de Municípios.


Portanto, na terça-feira (26), a eleição para a presidência da AMM comprovou que o prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, está realmente preparado para estar à frente das questões dos municípios mineiros, pois ele teve 155 votos favoráveis. A partir de agora, o principal desafio do novo eleito é comandar a representante de 853 cidades do Estado de Minas Gerais.


A AMM é uma associação que foi fundada no dia 17 de outubro de 1.952 e reconhecida como utilidade pública pela lei 5.317 em 1.969. Normalmente a eleição da AMM ocorre de dois em dois anos e o ex-presidente Ângelo Roncalli não se elegeu novamente pelo fato de não ser mais prefeito, dessa forma, não podia mais concorrer à presidência da associação. No período que Roncalli ficou na presidência a AMM se destacou por debater questões sobre a redistribuição dos royalties do petróleo, sobre a discussão também de um novo pacto federativo, dentre outras questões. Para Roncalli fica a sensação de dever cumprido.


A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Barbacena para entrevistar Toninho Andrada sobre a sua satisfação de ter sido eleito e a sua assessoria confirmou que ele realmente é o novo presidente e que foram 155 votos válidos por unanimidade, mas disse que ia encaminhar as respostas de todas as questões por e-mail, mas até o final da edição as questões solicitadas pela reportagem não foram respondidas a tempo pelo novo presidente da AMM. 


O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo (PSDB), destacou que sozinho o município não chega a lugar nenhum. Segundo Azevedo, é a partir da união dos prefeitos, vereadores, servidores municipais, é que se chega ao fortalecimento de todos os municípios mineiros. “Recebi o chamado do Toninho Andrada para somar com ele nesta nova gestão e fazer com ele essa articulação junto aos municípios, sucedendo o mandato do nosso amigo, Ângelo Roncalli, que deixa o seu legado e um saldo muito positivo. Assumo e represento Divinópolis com muito orgulho em mais essa ação de fortalecimento aos municípios”, concluiu Vladimir Azevedo que faz parte da chapa de Toninho Andrada como tesoureiro.


Chapa vencedora na eleição da nova presidência da AMM:


Presidente: Antônio Carlos Doorgal de Andrada (Prefeito de Barbacena conhecido como Toninho Andrada)
1º Vice-presidente: Élder Cássio de Souza Oliva (Prefeito de Ipuíuna)
2º Vice-presidente: Márcio Reinaldo Dias Moreira (Prefeito de Sete Lagoas)
3º Vice-presidente: Antônio Júlio de Faria (Prefeito de Pará de Minas)
1º Secretário: José Sacido Barcia Neto (Prefeito de São Lorenço)
2º Secretário: Hércules Vandy da Fonseca (Prefeito de Lagoa dos Patos)
1º Tesoureiro: Vladimir Azevedo (Prefeito de Divinópolis)
2º Tesoureiro: Gilmar Alves Machado (Prefeito de Uberlândia)
Esta nova equipe que toma posse no dia 09 de Maio, também é composta por trinta diretores regionais, três conselheiros fiscais e mais três membros suplentes.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.